O grupo de pesquisa (GP) Jornalismo contemporâneo, práticas para a emancipação social na cultura tecnológica, liderado pela professora Marli dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Cásper Líbero, realizará a próxima reunião no dia 25 de setembro, às 18h, no FIAM/FAAM Centro Universitário (Rua Vergueiro, 101/107, sala 304), para discutir proposta de projeto de pesquisa coletivo.

O objetivo é desenvolver estudos no campo do jornalismo contemporâneo, tendo em vista as práticas e as demandas dentro e fora das redações na atualidade. De acordo com os líderes do projeto, Marli dos Santos (Cásper Líbero) e Francisco de Assis (FIAM/FAAM), as atividades de pesquisa são fundamentais para o avanço do conhecimento no campo da Comunicação e promovem a integração entre pesquisadores de diferentes instituições.

Na última reunião o GP Jornalismo contemporâneo contou com a palestra da profa. Dra. Mônica Caprino, que foi pesquisadora da Universidade Autônoma de Barcelona e atualmente é membro do GP. O tema apresentado foi Alfabetização Midiática e Fakenews.

Veja a agenda de encontros para o segundo semestre de 2018:

25/09 – Projeto de pesquisa coletivo

Apresentação: Profa. Dra. Marli dos Santos (líder) e Prof. Dr. Francisco de Assis (vice-líder)
Local: FIAM/FAAM, Rua Vergueiro, 101/107, sala 304, 3º andar, São Paulo (próximo ao metrô São Joaquim)
Horário: das 18 às 20h

30/10 – Palestra: O Jornalismo como linguagem performativa dos conflitos na civilização digital

Convidado: Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro – ECA/USP
Local: Faculdade Cásper Líbero, Av. Paulista, 900, 5º andar (próximo ao metrô Trianon/MASP)
Horário: das 18 às 20h

27/11 – Palestra: Jornalismo e memória: a história oral como prática e pesquisa em jornalismo e gênero

Palestrantes: Profa. Dra. Priscila Perazzo, USCS, e Karla Covarrubias, Universidade de Colima, México
Local: Faculdade Cásper Líbero, Av. Paulista, 900, 5º andar