Por Felipe Ockner Rezende – Aluno de Jornalismo
O bicampeão olímpico brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, vencedor do ouro nas Olimpíadas de 1952 e 1956, foi homenageado pela Faculdade Cásper Líbero nesta segunda-feira (28), marcando o início da 1ª Semana de Comunicação Esportiva. O evento celebrou o legado do atleta no esporte e sua trajetória marcante no atletismo nacional. A honraria foi recebida por sua filha, Adyel Silva — jornalista formada pela Cásper e cantora —, e por seu neto, Diego Menaci.
Adhemar, que também estudou Relações Públicas na Cásper em 1989, foi escolhido para esta homenagem inaugural pela sua importância para o atletismo brasileiro e pela sua ligação com a instituição.
Na evento, foram exibidos acervos em vídeo que destacaram a contribuição de Adhemar para o esporte, para o São Paulo Futebol Clube — clube pelo qual competiu durante as Olimpíadas —, e para as artes, especialmente por sua participação no filme Orfeu Negro, vencedor do Oscar.
Adyel Silva ressaltou a versatilidade do pai, destacando sua atuação não só como atleta, mas também como ator, jornalista e diplomata. “Tenho a honra de ser filha de alguém que aproveitou cada oportunidade que a vida lhe deu.”
Diego Menaci, neto de Adhemar, também reforçou a importância de dar visibilidade a atletas de modalidades menos cobertas pela mídia, incentivando os comunicadores presentes a explorarem histórias além do futebol e das Olimpíadas. “Espero que, como futuros jornalistas, vocês possam equilibrar essa predominância do futebol com a valorização de outras modalidades esportivas”, acrescentou Adyel.
Acontece na Cásper
Ver todas as notícias
Cásper oferece oficinas de comunicação para apoiar estudantes do 3º ano do ensino médio na escolha profissional
CBN exibe reportagem produzida por Casperianos sobre inteligência artificial na música