INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Os casperianos Gabriela Del Carmen, Maju Coutinho, Matheus Meirelles e Zileide Silva concorrem ao Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. A premiação é uma iniciativa do Jornalistas&Cia em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, para homenagear e reconhecer o trabalho de jornalistas negros e negras da imprensa brasileira.

A votação, que está em seu segundo turno, é aberta a todo o ecossistema do Jornalismo e da Comunicação e fica disponível até 5 de outubro de 2023. Os resultados serão divulgados no dia 10 de outubro e a cerimônia de premiação acontece em 13 de novembro, dentro da programação da Semana da Consciência Negra.

Conheça os casperianos finalistas e em qual categoria concorrem:

Gabriela Del Carmen

Gabriela Del Carmen

Gabriela Del Carmen

 

Jornalista. Repórter no Startups.com.br e criadora do portal Mulheres na Gastronomia. Passou pela Forbes Brasil como estagiária e repórter, e pelas revistas Top Magazine e Top Destinos. Como freelancer, produziu reportagens em colaboração com o Viva Bem, canal de bem-estar e saúde do UOL, e participou da cobertura do Mesa SP 2019 para a revista Prazeres da Mesa.

 

Maju Coutinho

Maju Coutinho

Maju Coutinho

 

Maria Júlia Coutinho, também conhecida como Maju Coutinho, é jornalista. Ficou famosa ao apresentar as previsões do tempo no Jornal Nacional, na Globo, a primeira mulher negra a ocupar esse posto. Em 2019, tornou-se âncora do Jornal Hoje. Em 2021, deixou o telejornal para assumir a apresentação do Fantástico ao lado de Poliana Abritta, substituindo Tadeu Schmidt.

Iniciou a carreira como estagiária na TV Cultura. Passou por vários cargos no departamento de jornalismo até se tornar repórter. Em 2005, passou a apresentar o Jornal da Cultura. Em seguida, foi âncora do Cultura Meio-Dia. Dois anos depois, contratada pela Globo, firmou-se como garota do tempo em vários telejornais até 2013.

Em 2015, foi vítima de ataques racistas nas redes sociais. O caso teve grande repercussão e deu origem a uma campanha de apoio à jornalista. Além da bancada do Jornal Hoje, Maju também já comandou, eventualmente, o Fantástico e o Jornal Nacional. Em 2018, integrou o elenco do Saia Justa, do GNT.

 

Matheus Meirelles

Matheus Meirelles

Matheus Meirelles

 

É videorrepórter na CNN Brasil desde julho de 2021. Foi repórter na rádio CBN em São Paulo de dezembro de 2019 a julho de 2021. No período, também apresentou programas e jornais em plantões e coberturas de férias. Trabalhou no grupo Jovem Pan em São Paulo de maio de 2014 a novembro de 2019. Atuou como repórter, apresentador, produtor e coordenador jornalístico. Colaborou na Rádio Gazeta Online (antiga Gazeta AM) como repórter do Nordeste Futebol Clube, do Jornal da Gazeta AM e como comentarista esportivo.

Representando a CNN Brasil, esteve na bancada do Roda Viva (TV Cultura) em entrevistas com a cientista Sue Ann Clemens e com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo Paulo Galizia. Representando a CBN, esteve na bancada do Roda Viva (TV Cultura) em entrevista com o Governador do Ceará Camilo Santana. Venceu o Prêmio Sebrae de Jornalismo – Estadual – 2022 e o Prêmio Neusa Maria de Jornalismo – 2020.

 

Zileide Silva

Zileide Silva

Zileide Silva

 

Apresentadora e jornalista. Começou a carreira no rádio durante a faculdade. Trabalhou na Rádio Cultura e para o Grupo Bandeirantes, que garantiu também suas primeiras experiências na televisão. Passou ainda pela TV Cultura e pelo SBT antes de assinar com a Globo, em 1997.

Foi correspondente em Nova York de 2000 a 2003, participando da cobertura histórica dos atentados de 11 de setembro de 2001. Em 2006, tornou-se a primeira jornalista negra a integrar comitiva presidencial, acompanhando o então presidente Lula em viagem à África do Sul. Com foco em política, teve participação no Bom Dia Brasil entre 2009 e 2013. Também tornou-se apresentadora eventual do Jornal Hoje e repórter especial do Jornal Nacional e Globo Repórter.