INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

A produção literária ‘As Teorias do Jornalismo no Brasil’, de Francisco Rüdiger, lançado pela editora Insular, agrega tendências do pensamento brasileiro em relação ao setor jornalístico e expõe o fato de que a contribuição nacional destinada a essa área é de extrema importância para os interessados no assunto.

“Dispomos há bom tempo de material estrangeiro de primeira mão em volume significativo […] Observa-se, no entanto, a ausência de um relato de conjunto sobre a trajetória e características do pensamento brasileiro”, explica o autor no início do livro.

É importante frisar que Rüdiger especifica o que significa teoria do jornalismo no cenário abordado, antecipando e evitando prováveis confusões.

Na introdução da obra, Rüdiger cita como exemplo de ensino prático a Escola Superior criada pelo jornalista Cásper Líbero e compara sua origem à Escola de Columbia e seu objetivo à de Missouri, ambas norte-americanas. Ao referenciar o jornalista Carlos Rizzini, o autor apresenta como o ensino prático, tão complexo para as organizações oficiais, era fácil para a instituição originada do jornal ‘A Gazeta’.

Francisco Rüdiger é Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, é pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq) e Professor das Universidades Católica e Federal do Rio Grande Sul.

O autor já acumula 20 obras que abordam seus temas de especialização e mais de 170 artigos acadêmicos. Ademais, foi ganhador do prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (Intercom) nos anos de 2000 e 2016. No momento, realiza trabalhos a respeito da cultura de massas, jornalismo, propaganda, cibercultura, entre outros assuntos correlatos.

O livro se encontra disponível na biblioteca da Faculdade Cásper Líbero.

livro As Teorias do Jornalismo no Brasil