Conversando no Escadão da Cásper Líbero, o professor Daniel Zimmermann explica um assunto de sua matéria para alguns alunos sentados. Ele movimenta bastante as mãos e está atento ao grupo. Faltava pouco para as 19 horas, talvez trinta minutos para subir até a faculdade e assinar a entrada, mas o entusiasmado professor trazia brilho aos olhos ao esclarecer alguns conceitos para esses estudantes mais aplicados.

Quem vê Daniel não acredita que ele seja pernambucano, mas ele se defende contando que é filho de mãe e pai paulistanos. O nordestino teve uma infância recheada de costumes de São Paulo, em função da origem dos seus pais e admite que ainda sente dificuldade em saber qual é a pronúncia correta do “e” ou “é”. Formado em Direito no Recife, nunca foi buscar seu diploma porque se sentia vazio pelas atividades que realizava.  Esse espaço foi preenchido ao iniciar o curso de Publicidade na Federal de Pernambuco e o de Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) simultaneamente. Mas após três anos, recebeu uma proposta para subir de cargo na empresa em que trabalhava, transferindo-se para São Paulo. Por isso acabou não se formando em Publicidade, mas terminou o curso de Relações Pública e seguiu carreira.

Em um ano na empresa, a Telecheque, recebeu o prêmio de melhor funcionário da área da comunicação. Não parou por aí, recebeu diversas premiações de outros órgãos e associações. Passou por diversas empresas renomadas, como a Telefônica, nas quais sempre deixava saudades e amigos. A chegada em São Paulo despertou outros desejos, como o de fazer o mestrado. Sempre envolvido com monitorias nas outras faculdades, a ideia de ensinar sempre o agradou. O desejo foi alcançado! Aqui na Cásper Líbero, ele se diplomou em Comunicação e Mercado em 2006 e agora está trabalhando com o seu doutorado em Comunicação e Cultura Midiática.

Indagado sobre o futuro do mercado da comunicação, ele defende a integração entre todos os profissionais de todas as áreas. Para ser bem sucedido, o comunicador tem de saber lidar com outros ramos do conhecimento e saber se relacionar muito bem com as mídias digitais. Jurado de várias premiações disputadíssimas, como as ABERJE, ABRP entre outros, Daniel fala com a clareza de quem conhece bem o mercado de trabalho.

O tempo vai passando, e as histórias do professor encantam e motivam qualquer um.  Quando indagado sobre seu maior sucesso e o momento do qual ele mais se orgulha, acontece uma longa pausa. Então, após refletir um pouco, ele responde: “Não tenho um momento específico do qual eu mais me orgulhe, mas sim pelas várias pessoas que eu toquei e mudei suas vidas”. E completa com uma declaração digna de título de entrevista: “Meu maior sucesso é o sucesso dos meus alunos”.

No seu tempo livre, Daniel gosta de visitar museus e feirinhas de antiguidade. Vira e mexe está comendo um “Brunch” na Pinacoteca. O tempo ia acabando e a conversa parecia não ter fim! O desfecho aconteceu com o professor respondendo a duas perguntas rápidas, com um brilho no olhar. Um sonho e um ídolo? “Meus ídolos são meus pais e eu sonho com um Brasil melhor em todos os aspectos.”

Toca o sinal e o professor precisa ir fazer o que mais gosta: Ensinar! Hoje, ele atua como consultor autônomo em Marca, Pesquisa e Comunicação Empresarial. Colunista da revista PQN e Jurado do Prêmio Aberje, desde 2008. Professor do curso de graduação em Relações Públicas da Cásper Líbero, ministra as disciplinas: Técnicas de Pesquisa de Opinião Pública e Mercado II para 4º ano e História da Comunicação para 1º ano.

O professor Daniel Zimmermann se despede e se diz muito animado para ver o sucesso de muitos alunos e mudar a vida de muitos estudantes!