No dia 31 de outubro, o evento Fortalecendo Negócios de Mídias Sociais foi realizado no Teatro Cásper Líbero, fruto da parceria entre a Faculdade Cásper Líbero e o Scup, empresa de monitoramento, interação e análise de marcas e assuntos nas mídias sociais.
Com mediação do professor Pedro Arthur Nogueira, que ministra aulas de Estudos Avançados de Comunicação e Negócios no curso de relações públicas, o evento debateu os desafios que muitas agências e empresas encontram ao fazer e promover negócios nas mídias sociais.
Mário Soma, fundador da Pólvora! Comunicação, primeiro convidado a palestrar, falou sobre a importância de compreender as demandas existentes entre clientes e empresas.
O CEO ainda deu um grande conselho: nunca parar de melhorar a estratégia da empresa, uma vez que é ela delimita o posicionamento da marca perante a clientela. E, para aqueles que têm vergonha de admitir os erros, Mário relatou quão importante é ser sincero com o consumidor.
Dando continuidade ao evento, Lidiane Faria, coordenadora do Núcleo de Mídias Digitais da Fundação Cásper Líbero, abordou o tema “Como vender mídias sociais internamente e convencer a Geração X”, dando enfoque para o uso da pesquisa e do monitoramento durante o processo de implantação das mídias sociais na Fundação. Para Lidi, como é conhecida, os produtos complementares aumentam a interação nos canais, não bastando apenas replicar os conteúdos de outras páginas.
Alexandra Avelar, que é responsável pela equipe comercial do Scup, tratou dos benefícios do monitoramento, estratégia que permite saber o que dizem sobre a marca nas redes, oferece agilidade na hora de solucionar problemas e pode ser usada em qualquer área.
Alexandra ressaltou que não existe uma receita que sirva para todos os clientes, é preciso montar um plano para cada um e saber o que é importante para ele, além de, ao criar as métricas, levar em conta o momento em que a empresa está. De acordo com ela, é preciso pensar grande, mas o começo deve ser pequeno.
Após a apresentação dos palestrantes, teve início um painel com os participantes do debate e mais uma convidada, a jornalista Kátia Furtado.