O assessor de imprensa moçambicano Nuno Rangel
Crédito: Acervo pessoal

O moçambicano Nuno Rangel, de 33 anos, participou da palestra Marketing para Jornalistas e Assessores de Imprensa da Faculdade Cásper Líbero, dos dias 22 a 25 de julho desse ano. O africano contou que conheceu o curso através da internet. “Estava interessado em atualizar algumas ferramentas de marketing e explorar as potencialidades das mídias sociais para alcançar um público que está fora de Moçambique”.

E apesar de ter nascido no território africano, Nuno contou que quase toda a sua formação superior é brasileira: é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Por isso, ele vê vantagem em sua carreira profissional, já que, de acordo com ele, o ensino do Brasil é muito bem conceituado e reconhecido no mercado internacional, além de permitir que ele atue no seu trabalho com uma visão diferente da realidade do território moçambicano.

Nuno também cursou uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing na faculdade A Politécnica, em Moçambique. Além disso, é funcionário no setor de Comunicação e Marketing do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), uma instituição mantida pelo Ministério da Agricultura do país moçambicano. O objetivo desse órgão é financiar projetos familiares e privados, que contribuam para o aumento da produtividade agrária moçambicana.

A atividade diária de Nuno é a mediação do fluxo de comunicação interna e a organização das relações da instituição com a mídia. Ele produz um boletim que é distribuído para os públicos estratégicos da FDA. O moçambicano ainda ressalta a sua tarefa de assessor de imprensa: “desenvolvo uma relação muito próxima com os jornalistas dos principais canais de televisão, jornais e rádio, para visitar os agricultores e mostrar os resultados dos projetos financiados pelo FDA.”.

Nuno também relatou uma grande instigação da sua profissão: “o principal desafio do setor de Comunicação e Marketing é posicionar a marca FDA como a instituição de referência no mercado de financiamento agrícola nacional para atrair grandes investimentos para o país de forma a trazer conhecimento e financiamento para impulsionar a agricultura.”.