Na Aula Magna do curso de Relações Públicas (6/3), o Teatro Cásper Líbero recebeu o professor Dr. Paulo Nassar, Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE). Partindo do tema “Novas narrativas em Relações Públicas”, o convidado abordou questões relacionadas à importância da humanização no processo de desenvolvimento do discurso comunicacional.
Tendo como base o princípio de que “toda narrativa é um discurso”, o professor enfatizou a forma com a qual a literatura se insere no contexto como um ponto de partida para a elaboração das narrativas institucionais, já que ambas têm como objetivo contar uma história que irá afetar diretamente aquele que terá acesso ao produto final.
Nassar apresentou um panorama do cenário da comunicação que, segundo o professor, vem sendo preenchido por uma “obesidade informacional”, caracterizada pela automatização técnica das produções. Por isso, a empresa deve estar ciente da importância de ter como missão a humanização e foco na questão da representatividade do seu público.
Ao final, em uma roda de perguntas, foram abordadas questões como o interesse das empresas no processo de inserção de minorias em seus discursos. De acordo com Nassar, isso faz parte do processo de humanização e da função política discursiva, já que o público quer se ver representado, o que insere legitimidade à narrativa.