Hoje, dia 21/6, é celebrado o Dia do Profissional de Mídia. A área de mídia, atualmente, é uma das mais estratégicas nas agências de publicidade e, para saber mais sobre desafios e tendências do segmento, conversamos com casperianos que atuam nesse segmento. Confira os depoimentos e dicas para estudantes que têm interesse na área!

 

Caio Calderolli | Media Coordinator na Red Fuse Communications 

Egresso de Publicidade e Propaganda – 2020

 

Sobre os desafios da área e da função:

Como desafio pessoal, consigo dizer que é sempre não se acomodar com o que você já aprendeu. É uma área com várias “sub-áreas” dentro e quanto mais você aprende, mais percebe que menos coisa você sabe. Tentar aprender sempre que houver uma oportunidade, porque em algum momento você vai precisar. Como desafio da área em si, acho que é muito sobre o modelo de trabalho extremamente saturado que vemos nas agências do Brasil. Aqui, ainda vemos uma mídia a qual, grande maioria das vezes, planeja as campanhas, as executa, cuida da pesquisa de mídia dos concorrentes do mercado e às vezes até precisa desenvolver soluções voltadas para BI. Esse modelo exige muito das pessoas, já que uma equipe só não deveria ser responsável por todas essas coisas ao mesmo tempo. É um modelo ultrapassado, que vem da época de uma publicidade que era “mais simples” onde a área de mídia era dividida apenas em On e Off. Em outros países, as agências já estão muito à frente. Com uma área ou até uma agência separada para cada uma dessas coisas. Nos últimos anos, no Brasil, começamos a ver esse modo de separar execução e planejamento em agências diferentes. Mas ainda é minoria.

Qual a sua opinião sobre as tendências em mídia?

Podem ter várias, mas no momento o que vejo muito em alta são as inovações que a mídia programática traz para o mercado cada vez mais. Vale a pena se aprofundar no tema. Fora isso, como é uma área repleta de números, KPIs e resultados, vemos uma proximidade cada vez mais com a famosa Data Science. Com um mundo tão integrado, tecnologicamente falando, saber ler, interpretar e usar dados ao seu favor e do cliente é um grande diferencial na área.

Tem alguma dica para quem tem interesse em atuar na área?

Sempre usar as oportunidades que tiver para aprender algo sobre a área, isso faz diferença pra você se destacar lá na frente na sua carreira. A melhor maneira de aprender sempre vai ser trabalhando e colocando a mão na massa, claro. Mas, para quem ainda não começou e está procurando estágio em mídia, tem diversos artigos e matérias (recomendo sites Meio& Mensagem e PropMark) que podem te apresentar uma noção básica de vários assuntos da área pra você explorar e te deixar por dentro do que tem acontecido no mercado.

Paulo Henrique | Assistente de mídia na África

Aluno do 4º ano de Publicidade e Propaganda

 

Sobre os desafios da área, tendências e dicas para casperianos:
Entre todos os desafios da rotina de um profissional de mídia, desde o planejamento até a implementação, o maior deles é estar sempre aberto a novas oportunidades. Abrir mão da mesmice e propor investimentos inusitados, requer muita coragem e resulta em muito reconhecimento.
Qual a sua opinião sobre as tendências em mídia?

Falar sobre tendências é reconhecer o crescimento do digital, que a cada dia nos impressiona mais, sem tirar os méritos do Out Of Home e da TV, que continuam proporcionando uma grande visibilidade para as marcas (o BBB que o diga).

Tem alguma dica para quem tem interesse em atuar na área?

E para os casperianos que almejam ingressar na área: nos encham de orgulho quando chegar a sua vez, já que, com tanta oportunidade disponível, é questão de tempo.

 

Leonardo Berenguer | Supervisor de mídia na Isobar

Egresso de Publicidade e Propaganda – 2019

 

Sobre os desafios da área:

Os desafios da mídia são diversos, desde entender a necessidade do cliente e mostrar pra eles quais os melhores meios para se veicular uma campanha, fazer os clientes entenderem as falhas que eles tem e mostrar que, no nosso caso, o cliente nem sempre tem razão. Um desafio muito grande é conseguir fazer com que o cliente entenda que tagueamento do site, e melhora da interface são primordiais para uma boa campanha. Não adianta ter a peça mais bonita do mundo, anunciar nos melhores veículos para seu público se o seu site vai confundir o consumidor e fazer com que ele não conclua a compra.

Qual a sua opinião sobre as tendências em mídia?

Uma coisa que já vem tomando força há algum tempo é a área de data/BI (business Inteligence). No mundo de mídia digital é impossível fazer uma boa campanha sem o suporte do time de data, captar, filtrar, entender e analisar os dados das campanhas seria milhões de vezes mais difícil sem eles. A integração das áreas vem se tornando cada vez mais necessária e importante para que possamos ter cada vez mais resultados precisos, rapidamente e com qualidade.

Tem alguma dica para quem tem interesse em atuar na área?

A minha maior dica para quem quer atuar na área de mídia é estudar e se interessar bastante por antropologia. Muito do que fazemos requer entendimento do público que estamos querendo atingir e as sugestões que damos aos cliente requerem embasamento e um estudo dos números já realizados, essa análise se torna muito mais efetiva e fácil com entendimento antropológico do público.

 

Gustavo Martins | Assistente de mídia na AlmapBBDO

Egresso de Publicidade e Propaganda – 2020

 

Sobre os desafios da função:

Os desafios da função são: encontrar o melhor lugar, a melhor hora e ter o melhor timing para veicular a campanha. Cada dia que passa são criadas cada vez mais oportunidades e o(a) mídia tem que acompanhar essas mudanças.

Qual a sua opinião sobre as tendências em mídia?

As novas áreas e tendências em mídia são baseadas em junções dos meios. Por exemplo o qr code ser um material indispensável para veicular um filme na TV Aberta. Para o profissional a tendência é ter um olhar analítico para as inúmeras possibilidades que vão aparecer no futuro próximo no meio digital.

Tem alguma dica para quem tem interesse em atuar na área?

Em modo geral, vão atrás da área, saber mais as funções do(a) mídia em cada agência ou empresa, e com o que você mais se identifica. Vão atrás tanto pelos livros clássicos como “Mídia de A a Z”, como podcasts atuais do Propmark.