Teatro Cásper Líbero | Foto: Beatriz Vecchi – Centro de Eventos

O Open House de Trabalho de Conclusão de Curso de Relações Públicas aconteceu dia 30 de março de 2017, no Teatro Cásper Líbero, a fim de reunir as agências experimentais (dos alunos) e os seus respectivos clientes (do mercado de trabalho) em um momento de apresentação e integração.

Casperianos formados e alguns clientes que participaram em 2016, também compartilharam suas vivências nesse encontro, que ressalta a importância da parceria entre Faculdade e mercado para a realização de um bom TCC de RP da Cásper Líbero.

Aprendizados 

Larissa Destro é Casperiana, formada em RP em 2016, e participou do evento porque já foi parte de uma agência: a Triade. Hoje, acredita que, embora tenha tido sorte com a busca de um cliente, conseguir se organizar e realizar o trabalho de conclusão de curso com planejamento não é difícil.

Procurar um cliente que se encaixe com o perfil do grupo (agência) é trabalhoso. Encontrar com quem se relacionar durante um ano é uma das partes mais importantes e árduas do processo porque, segundo a Casperiana, é necessário sentir confiança e entrega de ambas as partes. Manter um bom relacionamento com o cliente também é fundamental.

“Uma coisa que a gente aprendeu que deu muito certo é manter o contato com quem estamos trabalhando. Mandar um e-mail, contar como o processo está indo, como está fluindo. Principalmente não adiar prazos! Recebeu uma demanda, já faz!”

Expectativas 

Rafael Machado foi cliente da Triade e trabalha na Staples, rede de lojas para escritórios. Há quase dez anos na empresa, pensa que o ponto de vista de quem está se formando é bem importante.

“Foi muito bom ter a visão de pessoas de outras gerações. O trabalho da Triade superou minhas expectativas! Eu era um cliente super presente, mas o importante era a agência também ser super participativa. A gente manteve contato durante todo o processo e isso ajudou muito”.

Para ele, a parte mais inovadora foi em relação à comunicação corporativa. A empresa está colocando em prática alguns insights que a agência teve há um ano. Depois do Trabalho de Conclusão de curso, a Staples lançou um canal de TV corporativa, uma pequena semente plantada pelo grupo de Casperianos.

Paulo é dono de um estúdio de tatuagem e participou do Open House deste ano. Ele acredita que o trabalho da agência vai auxiliá-lo a desmistificar a tatuagem como algo undergound, voltado apenas a quem gosta de rock and roll. Tirar o estigma de marginalidade dessa profissão facilitaria o trabalho dos tatuadores, acredita o cliente de 2017. A agência tem, então, como um dos objetivos trabalhar para melhorar a imagem desses profissionais.

RP na prática

Como parte da agência Triade, Larissa ainda ressaltou a importância da experiência para a vida como relações-públicas. Segundo ela, o TCC ajudou com a noção de como é o trabalho de RP na prática.

“Foi a nossa primeira vivência como relações-públicas na prática. Pelo menos, pra mim. Foi muito bom! (…) A gente aprende a planejar e têm uma primeira noção das etapas antes de propor uma ação”.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido pelos alunos dos 4º anos de Relações Públicas com orientação dos Professores de graduação da Faculdade Cásper Líbero. Confira a lista das agências experimentais e seus clientes:

AGÊNCIAS CLIENTES
Abaetê Comunicação Carole Crema
Bonsai Comunicação Teto
Brick Comunicação Linktel Corporate
Clio Comunicação Museu da Casa Brasileira
Comunickey Inbox Shoes
Degradê Giraffas
Delfins Aki Hostel
Enredo BNI
Fortitude Comunicação Mr. Navarro Barbearia
Hype Revista Piaui
Insight Blacktag
Inspira OSESP
Integra Hospital Santa Catarina
Mannaz Comunicação Woole
Matraca Comunicação Casa Mário de Andrade
Meraki Santos FC
Nexus Comunicação CAC: Casa Arte e Cidadania
Quattuor Soul Tattoo Art & Café
Quintal Comunicação Vela Bikes
Rubi Comunicação Ponto Chic
Simple Comunicação Colab
SPR Comunicação Iguana Sports
Tríplice Comunica Artimar
Tris comunicação Oriba
Valência CVC
Wide Museu da Diversidade Sexual
Zaffiro 5 AUDI