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Toshio Yamasaki, professor de Fotografia Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Libero, esteve presente no Festival Cannes Lions 2016, o mais importante evento de Publicidade que, anualmente, premia trabalhos e peças publicitárias pela sua criatividade.

Neste ano, o Brasil ganhou 90 leões no Festival de Cannes, no total foram 10 leões de Ouro, 22 de Prata e 58 de Bronze. Confira abaixo os vencedores de cada categoria do evento:

Grand Prix de Filmes

Shoplifters leva o Grand Prix de Filmes. Criado pela agência Adam&EveDDB para Harvey Nichols, o filme mostra imagens das câmeras de segurança da loja flagrando pessoas roubando objetos nas lojas, os rostos delas são substituídos por desenhos animados. O filme promove um aplicativo de um programa de fidelidade e no final pergunta: “Gosta de ter produtos da Harvey Nichols sem gastar dinheiro? Faça isso de uma forma que não te incrimine”.

Grand Prix Film Craft

Under Armour Phelps da Droga5, de New York. A agência de David Droga vem fazendo um excelente trabalho para a marca Under Armour, um grande exemplo de como uma pequena marca pode desafiar as grandes, como Nike e Adidas, usando a criatividade em suas mensagens. Em 2015, levaram Grand Prix com o case I Will What I Want com Gisele Bündchen.

Grand Prix de Titanium

#Optoutside criado para a REI, uma rede de lojas especializada em produtos para esportistas, convida os consumidores e vendedores a usufruírem o feriado do Dia de Ação de Graça, conhecido pelas promoções com descontos avassaladores da Black Friday. A REI anuncia que estará fechada neste dia para que as pessoas possam visitar lugares espetaculares, usufruir melhor o feriado e fazer as compras nos outros dias da semana.

Grand Prix de Integrated

A BBH New York levou o Grand Prix de Integrated como case House of cards – FU 2016 para a Netflix.

Grand Prix de Music

O júri concedeu 2 Grand Prix no Entertainment Lions for Music, categoria estreante. O primeiro foi para Home for Christmas, da Jung Von Matt Hamburg, da Alemanha para Edeka. O filme mostra um senhor que vive sozinho e manda uma carta para seus filhos com a nota de seu falecimento. É o único jeito que encontrou para reunir todos eles no Natal.

O segundo foi para o case Formation, criado pela PrettyBird Culver City, dos Estados Unidos para Beyoncé. O filme tem um viés meio político, mostra a vida dos negros nos Estados Unidos.

Grand Prix de Cyber

O júri concedeu dois Grands Prix na categoria Cyber. O primeiro deles é o case holandês The Next Rembrandt, desenvolvido pela J. Walter Thompson de Amsterdam para ING. Usando tecnologia 3D, data e algoritmos, na coleta de dados dos quadros de Rembrandt, eles criaram um quadro, aos moldes do mestre do século XVII, por meio da tecnologia. Quem viu o quadro falou que é perfeito.

Justino, da Leo Burnett Madri para a Loteria de Apostas do Estado (Espanha) é o outro destaque da categoria. Um filme emocionante que mostra um guarda noturno que trabalha numa fábrica de manequins e sua relação com os colegas de trabalho.

Grand Prix de Creative Effectiveness

Monty Christmas, da Adam&EveDDB para John Lewis (Reino Unido).

Em 2015 o filme da John Lewis já tinha ganhado o GP de Film Craft. A categoria Creative Effectiveness avalia os cases vencedores do ano anterior. A marca deu continuidade à campanha com o lançamento de uma linha de produtos infantis.

Grand Prix de Design

Life is Electric, da Dentsu Tokyo para a Panasonic (Japão).

O filme mostra a resistência das pilhas da marca em diferentes situações cotidianas.

Grand Prix de Digital Craft

Because Recollection, da 84 Paris para Because Music (França).

Grand Prix de Direct

The Sweedish Number, da Ingo (Grey) Estocolmo para Associação de Turistas Suecos (Suécia).

O Swedish Tourist Association criou um número de telefone onde as pessoas podem obter diferentes informações sobre o pais e são atendidas pelos próprios habitantes do local.

Grand Prix de Glass

Pack Band, da Mindshare Mumbai para a Unilever (Índia).

Grand Prix de Media

McWhopper, da Y&R Auckland para o Burger King (Nova Zelândia).

O famoso convite do Burger King para que, no Dia da Paz, as duas maiores redes de fast-food se unam e vendam um sanduíche com os ingredientes de seus famosos lanches.

Grand Prix de Mobile

NYT VR, da T Brand Studio New York para New York Times, Google, GE e Mini (Estados Unidos).

O aplicativo de Realidade Virtual permite que o usuário tenha experiências a partir dos olhos de refugiados, convidando os leitores a entrarem na notícia.

Grand Prix de Outdoor

Brewtroleum, da Colenso BBDO para DB Export (Nova Zelândia).

O case foca na produção de combustível limpo feito de restos de ingredientes da fabricação de cerveja.

Grand Prix de PR

Organic Effect, da Forsman & Bodenfors para Coop (Suécia).

O case mostra uma família normal passando a consumir alimentos orgânicos durante duas semanas, e os resultados foram medidos em exames, comprovando a redução de pesticidas em seus organismos.

Grand Prix de Print & Publishing

McWhopper, da Y&R Auckland para o Burger King (Nova Zelândia).

O trabalho, criado pela Y&R, usou jornais norte-americanos – The New York Times e Chicago Tribune – para publicar uma carta aberta ao McDonald`s propondo uma trégua na guerra mercadológica entre as duas redes de fast-food. (Também ganhou o Grand Prix de Media).

Grand Prix de Product Design

Jacquard, do Google Creative Lab London para o Google (Reino Unido).

O projeto altamente tecnológico transforma qualquer tecido em superfícies interativas que se conectam com os smartphones.

Grand Prix de Promo & Activation

#Optoutside, da Venables Bell para REI (Estados Unidos). (Também ganhou o Grand Prix de Titanium)

Grand Prix de Radio

Everyman Meal, da Ogilvy & Mather Johannesburg para a rede KFC (África do Sul).

Grand Prix de Innovation

Google Deepmind Alphago, da Google Deepmind London para o produto Alphago (Reino Unido).

Grand Prix de Creative Data

The Next Rembrandt, da J. Walter Thompson Amsterdam para ING (Holanda). (Também ganhou o Grand Prix de Cyber).

Grand Prix de Health & Wellness

Project Literacy, da FCB Inferno para Pearson (Reino Unido).

Grand Prix de Pharma

Breathless Choir, da Ogilvy & Mather London para Philips (Reino Unido). 

Grand Prix de Entertainment Lions

The Displaced, da VRSE. Works de Los Angeles para o jornal The New York Times (Estados Unidos).

Fonte: Propmark, Bluebus e CCSP