INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar
Crédito: José Adorno

Os pássaros ainda não descobriram, mas muitos são os alunos e funcionários da Fundação e Faculdade Cásper Líbero que encontraram no 3º andar do prédio um terraço com espaço verde. Com bancos de madeira, piso cinza e quase 600 m2 de área verde com 130 árvores nativas da Mata Atlântica em crescimento. E todos os que circulam pelo prédio podem usufruir deste espaço.

“A preocupação é sair da ideia de um simples jardim para trazer sustentabilidade. Queremos resgatar todo um histórico para dentro da nossa casa, sendo importante inclusive para os vizinhos da Cásper”, conta a Superintendente Patrimonial da Fundação, doutora Ângela Esther de Oliveira, que, junto do botânico Ricardo Cardim, criou o primeiro telhado sustentável da Avenida Paulista.

Para a produção do jardim, a Fundação utilizou um premiado projeto da ONU desenvolvido no Japão, no qual um substrato forma um fino tapete de terra. Nele é possível cuidar de diversos tipos de plantas brasileiras, inclusive espécies que estão em extinção há 300 anos. Sua vantagem é que torna desnecessária grandes quantidades de terra ou o uso de caixas e plásticos para o cultivo do terraço.

“Era um espaço ocioso, então o reaproveitamos fazendo um projeto de paisagismo focado na sustentabilidade. Queremos tornar o edifício Cásper Líbero um ponto de referência por meio de renovação autossustentável”, conta a doutora Ângela.

Por ser um espaço aberto, muitos acham que pode fumar ali, mas, de acordo com a Lei 13.541/2009, é proibido o consumo de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, dentro de locais de uso coletivo, como o terraço. Também não pode pisar na grama, já que é nova e pode prejudicá-la. “O espaço é nosso e por isso é o dever de todos preservá-lo”, alerta a Superintendente Patrimonial.

Agora, os alunos aproveitam o intervalo para interagir ao ar livre e usam da tarde tranquila para a leitura de um livro ou para discutir tópicos importantes (ou não). Os frequentadores do prédio podem esperar pelas próximas novidades e pelo verde que logo ganhará exuberância no número 900 da Paulista – que se torna cada vez mais espaço de lazer e inspiração.

Assista ao vídeo institucional sobre o Terraço Verde