Por Manuela Montez, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

Na última quinta-feira (30), o radialista e jornalista esportivo Osmar Santos foi homenageado pelo curso de Pós-Graduação em Jornalismo Esportivo da Faculdade Cásper Líbero.

Com o Centenário do Rádio no Brasil como tema central, o evento contou com personalidades da comunicação como o jornalista Ricardo Capriotti (Rádio Bandeirantes), Nilo Frateschi Jr, Fernando Vítolo e Anderson Cheni.

Jornalista e professor do curso, Erick Castelhero, expôs a importância da homenagem ao Osmar, conhecido como o “pai da matéria”:

“Estamos comemorando os cem anos do rádio no Brasil e, quando falamos de radialismo, o Osmar é um ícone para qualquer um que acompanha a comunicação. Ele fez história e deixou um legado enorme para o jornalismo esportivo.”

Emocionado, o diretor e professor da Cásper Líbero, Dr. Marco Vale, também falou sobre a importância do locutor esportivo Osmar Santos para a comunicação:

“É uma grande honra participar como diretor dessa justa homenagem ao Osmar, que fez uma revolução dentro da comunicação do esporte e criou uma verdadeira escola com sua descontração e jovialidade. É um profissional com uma dimensão enorme!”

O jornalista esportivo da Bandeirantes, Ricardo Capriotti, contou sobre sua memória afetiva em relação ao Osmar:

“Ele fez parte da minha infância ouvindo rádio e tem um papel importantíssimo na minha formação como ouvinte e profissional.”

Após uma retrospectiva de suas principais narrações, Osmar Santos recebeu a homenagem em nome do curso de Jornalismo Esportivo da Cásper com muita simpatia e carisma.

Osmar Santos

Osmar Aparecido dos Santos, 76, narrou as Copas do Mundo de 1986 e 1990, pela Globo e TV Manchete, respectivamente. Osmar trabalhou nas redes de televisão Globo, Rede Record e Rede Manchete e, além disso, como locutor esportivo nas rádios Jovem Pan, Rádio Record e Rádio Globo.

Infelizmente, sua carreira foi encerrada em 1994 após sofrer um acidente de carro que afetou sua fala, por conta das sequelas cerebrais sofridas.

Centenário do Rádio - Foto por Julia Bomfim (35)
Centenário do Rádio - Foto por Julia Bomfim (34)
Centenário do Rádio - Foto por Julia Bomfim (33)
Centenário do Rádio - Foto por Julia Bomfim (16)