INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Por Danilo de Oliveira, Estagiário do Núcleo de Mídias Digitais

O que é a Pesquisa Quantitativa? Quais são suas funções na Publicidade e como ela é feita? O Prof. Me. Wesley Moreira, docente no curso de Graduação em Publicidade e Propaganda e especialista em Pesquisa e Análise de Dados, fala sobre o assunto:

O que é Pesquisa Quantitativa?

São análises criadas a partir da generalização, com o objetivo de entender determinado público-alvo, verificar a solidificação de determinadas tendências ou aprovar ideias e conceitos. Desse modo, empresas e marcas podem usar a Pesquisa Quantitativa para chegar à determinada audiência ou atingir um mercado específico e checar a viabilidade de um produto.

Quais são as funções da Pesquisas Quantitativas para uma empresa?

O Prof. Wesley explica que a Pesquisa Quantitativa é muito importante para o desenvolvimento estratégico dos departamentos de comunicação e marketing de uma empresa. Além disso, comenta sobre a principal missão das pesquisas:

“Coletar, processar e analisar dados que possam criar insights e recomendações […] sempre com a missão de melhorar a performance dos resultados de uma marca, produto ou serviço, mapear as variações de comportamento do consumidor, otimizar e qualificar as campanhas publicitárias.”

Como realizar Pesquisas Quantitativas?

Na maioria dos casos, são criadas por meio de perguntas fechadas e a partir de uma estrutura de variáveis e escalas métricas, mas as pesquisas podem ser feitas de diversas formas. Em suma, são os institutos de pesquisas, como o IPEC, IPOS ou outras grandes agências da Publicidade, que realizam esse tipo de conteúdo.
Dessa maneira, Wesley destaca pontos para produzir uma Pesquisa Quantitativa completa:

“Uma amostra, ou seja, parte de uma população, obedecendo limites de margem de erro e nível de confiança, além de características de proporcionalidade e representatividade de como uma população ou público-alvo é constituído enquanto sexo, idade, escolaridade, renda e etc.”

Qual a importância da disciplina de Análise de Dados em Pesquisas Quantitativas para um aluno de Publicidade e Propaganda?

As pesquisas são fundamentais para o aprendizado de uma boa estratégia e organização de marketing para empresas e marcas. Além disso, Wesley destaca que essas análises geram conhecimentos sobre Inteligência de Dados, também conhecido como business intelligence. Por isso, a Cásper oferece, para os casperianos do segundo ano de Publicidade e Propaganda, a disciplina de Análise de Dados em Pesquisas Quantitativa, ministrada pelo Prof. Me. Wesley Pinheiro. Durante as aulas, os alunos contam com um trabalho prático sobre o tema:

“Na Cásper, por exemplo, nós simulamos todas as etapas de uma pesquisa e análise quantitativa realizada nos principais institutos de pesquisa, utilizando programas estatísticos e segundo os mesmos padrões e ferramentas analíticas.”