INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Prof. Roberto Mancuzo (na chamada de vídeo), Fernanda Augusto (esposa de Thiago), Thiago Soares, Profa. Simonetta Persichetti e Prof. Cláudio Coelho

As estatísticas comprovam: a cidade de São Paulo apresentou uma acelerada queda nos índices de homicídios dolosos. Mas então por que os paulistanos continuam com medo? A causa pode estar na sensação de insegurança, que bateu um recorde histórico: 92% dos moradores avaliam a capital paulista como um local pouco ou nada seguro para viver, de acordo com a pesquisa IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) da Rede Nossa São Paulo. Foi em cima desses dados que o mestre Thiago Soares de Souza se debruçou nos dois últimos anos de pesquisa. E o resultado desse processo foi nota dez com louvor na sua defesa de dissertação aqui no Mestrado da Cásper Líbero. Para Thiago, saber aplicar as teorias aprendidas em sala de aula, em situações práticas, foi um grande salto para ele. “Fazer a academia e a realidade conversarem e entender bem cada autor. Não me preocupei em utilizar todos os autores com quem tive contato durante o mestrado, mas sim entender bem os que escolhi para o meu trabalho”, afirma o recém-mestre.

Thiago e convidados após a banca | Arquivo pessoal

Thiago identificou que, a cada dez minutos, seis são dedicados ao tema violência nos programas de televisão analisados. “Por ser um megafone de estereótipos, a televisão costuma transformar as pessoas de ‘sujeitos’ a ‘objetos’ de um discurso e tudo vira espetáculo”. O pesquisador alerta que a fronteira entre sensacionalismo e “jornalismo popular” deve ser vigiada justamente para que a paranoia do público não se intensifique. Como editor da TV Bandeirantes, e por ter atuado como editor do Jornal da Band durante o Mestrado, Thiago afirma que sempre teve consciência do vínculo especial entre audiência e o que aparece na televisão e, principalmente, de sua responsabilidade como editor. O jornalista e agora Mestre nota dez, foi orientado pela professora Simonetta Persichetti. O título da sua dissertação, que em breve estará disponível no Banco de Dissertações da Cásper, é A construção social do medo: TV, violência e insegurança.  
Pensa em fazer Mestrado? Nossas inscrições já estão abertas!