Professores/as e alunos/as pesquisadores/as da Cásper Líbero estão representando a Faculdade no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O encontro, que está sendo realizado na modalidade virtual e é um parceria da Intercom com a Universidade Federal da Bahia, começou no dia 1º e vai até 10 de dezembro.
No 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), serão apresentados 20 trabalhos de pesquisadores/as casperianos/as (entre professores/as e alunos/as no Programa de Pós-Graduação).
Já no Intercom Junior (espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados) serão apresentados 19 trabalhos de estudantes pesquisadores/as de Iniciação Científica na Cásper.
Confira a programação do Intercom: https://www.portalintercom.org.br/uploads/wysiwyg/programacao-gps-2020-26-nov.pdf
Confira a programação do Intercom Junior: https://www.portalintercom.org.br/uploads/wysiwyg/programacao-ijs-20201123.pdf
Jornalismo, podcast e as arquiteturas da notícia – Alexandra Fante Nishiyama
Brasileiros no exterior identificam produtos midiáticos que impactam a representação do país e do povo no imaginário estrangeiro – Roberta Brandalise
Jornalismo e alimentação nos TCCs do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e a memória da cultura na prática jornalística – Helena Maria Afonso Jacob
Formação e Mercado de Trabalho para Jornalistas no Estado de São Paulo – Jefferson Mariano
O (en)canto que vem das ruas: leituras das crônicas de João do Rio e Luiz Antonio Simas em Comunicação Social (Jornalismo) – Mei Hua Soares
Pixels e Voxels: vídeos volumétricos e uma revisão dos conceitos em vídeos imersivos – Marcos Ryo Hashimoto
A presença dos gêneros e formatos jornalísticos nos estudos da desinformação – Marli dos Santos
O consumo mediado pelas assistentes virtuais – Pedro Nogueira
A Influência da Publicidade de Marcas no Agendamento de Valores e Causas sob a Perspectiva dos Processos Cognitivos Implícitos – Daniel Dubosselard Zimmermann
70 anos de evolução (ou involução) do número de programas infantis na TV aberta – Dirceu Lemos da Silva
O humor e os vínculos no radiojornalismo – O quadro Buemba!, Buemba! após a morte de Ricardo Boechat – Christiano Blota e José Eugenio de Oliveira Menezes
A campanha política de João Doria para governador de São Paulo em 2018: vínculos sonoros e linguagem no rádio – Henrique Terra de Farias Ramos
Mediadores da Escuta: o Spotify e os arranjos algorítmicos – Liráucio Girardi Jr.
Influenciadoras Digitais Maduras (IDM’s): As Redes Sociais Como Meio de Poder e Visibilidade Feminina na Maturidade – Marianna de Freitas Guimarães
Educação midiática e transparência jornalística: aproximações e possibilidades – Rodrigo Pelegrini Ratier
Tecnologias, aceleração e Educação: aproximações entre as noções de aceleração social do tempo, moderna socialização escolar e cultura slow – Michelle Prazeres Cunha
No Clima da Copa: Um boletim de rádio e seus ambientes comunicacionais – Elcio Cassola Padovez e José Eugenio de Oliveira Menezes
Interações literárias – propostas de abordagem e pesquisa em comunicação a partir da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro – Dorama de Miranda Carvalho
Militarismo A influência do mito na formação da identidade e imagem dos exércitos – Sílvia Lúcia Pereira Duarte
A materialidade dos usos da teoria: esboço de uma cartografia das revistas científicas de Comunicação – Luis Mauro Sá Martino
Práticas jornalísticas em webjornalismo: explorando a mídia tradicional e a independente – Isabela Barreiros, Renan Lima, Marli dos Santos
O jornalismo explicativo no streaming: um estudo sobre a série “Explicando”, parceria do Vox com a Netflix – Letícia Brito Silva, Marli dos Santos
CPMI das Fake News e a mídia na era da pós-verdade – Ivana Fontes, Cláudio Novaes Pinto Coelho
O impacto dos títulos caça-cliques no perfil do Portal R7 no Facebook – Giovanna Bicalho, Marli dos Santos
Um panorama da credibilidade jornalística a partir do avanço da desinformação e das fake News – Boris Bellini, Marli dos Santos
Bate-Cabeça: uma observação do movimento Punk nos dias de hoje através de grupos do Facebook – Bruno César da Silva Zuccoli
Cancelados: a cultura do cancelamento na sociedade do espetáculo – Isabella Vieira Vilchez, Claudio Novaes Pinto Coelho
A Transição do Digi-Imaginário: Uma análise do imaginário desenvolvido sobre os meios digitais em Digimon Adventure (1999) e Digimon Adventure 2020 – Gabriel Balog, Luís Mauro Sá Martino
A Intrincada Face do Marketing Político Digital: um estudo sobre o direcionamento de propagandas políticas por meio de plataformas digitais – Arthur Guimarães, Marcelo Santos
Videogames e Política: Uma reflexão sobre crise de representatividade na indústria de jogos – Bruno Nogueira Galvão Pereira, José Eugênio de O. Menezes
A Pós-Modernidade e a Cultura Retrô/Vintage: os jovens e o consumo de música nas plataformas digitais – Maria Antônia Bachiega Anacleto, Claudio Novaes Pinto Coelho
Ética do sucesso no Instagram – uma análise das dez maiores contas no Brasil – Renata Koraicho, Luís Mauro Sá Martino
Em quem se baseiam as autoras argentinas? Uma análise bibliométrica das referências utilizadas em artigos acadêmicos (1996-2019) – Monique Ribeiro Polerá Sampaio
#20centavos e #vemprarua: a circulação de sentidos de duas hashtags no Twitter durante as Manifestações de 2013 – Beatriz Salvia Morandi Nogueira
“Who the fuck is Manu Gavassi?”: um estudo de caso sobre narrativa pessoal compartilhada através do Instagram – Karolyne Rocha de Oliveira
Comunicação e Discurso de Jair Bolsonaro pela Plataforma Twitter Durante o Primeiro Turno das Eleições Presidenciais de 2018 – Guilherme Sampaio Brandão
Identidade, representatividade e estereótipo: a representação do Transtorno do Espectro Autista no seriado Atypical – Giselle Freire Filho e João Malafaia
O Negligenciado Potencial da Comunicação Estratégica no Ecossistema de Inovação: um Estudo Exploratório com 10 Incubadoras Brasileiras – João Giacon