Aula Magna

Aula Magna de jornalismo | Crédito: acervo pessoal

A Faculdade Cásper Líbero organiza, todos os anos, uma Aula Magna para receber os calouros dos cursos de Comunicação, convidando um profissional experiente na área para palestrar. Este ano, os novos alunos de Jornalismo tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória profissional de Sérgio Dávila, atual editor executivo do jornal Folha de S.Paulo, numa conversa informal e aberta a perguntas, que aconteceu no Teatro Gazeta, no último mês de fevereiro.
Câmeras de vídeo estrategicamente direcionadas para o palco e um grupo de pessoas que as operavam e circulavam com câmeras móveis, microfones e equipamentos de transmissão, chamavam a atenção de quem adentrava o teatro em busca do melhor lugar. Eram alunos do 4º ano de Jornalismo, colocando em prática tudo que aprenderam nas aulas de Telejornalismo, fazendo a cobertura completa do evento transmitido ao vivo no telão local, com direito a tomadas variadas e entrevistas com os novos alunos, professores e com o próprio palestrante, Sérgio Dávila.
O trabalho proposto pelos professores Pedro Ortiz e Regina Soler, da disciplina de Telejornalismo, pegou os alunos de surpresa, na primeira semana de aula do ano. A ideia era que as duas turmas se unissem e produzissem um telejornal a partir da Aula Magna, dividindo as tarefas entre operação de câmeras fixas e móveis (função mais disputada entre os alunos), operação de áudio, edição, direção, entrevistas… “Faz parte do jornalismo audiovisual transmissões de importantes eventos” como afirma a professora responsável Regina Soler, “Existem os planejados, como eleições, e os acidentais, como as grandes manifestações públicas no ano passado. Tanto em uns quanto em outros, é preciso agilidade de pensamento e um trabalho rápido de busca de informação para apresentar ao público a melhor cobertura. Com esse exercício, os alunos viveram um pouco disso”, conclui Regina, sobre a importância de experiências como essa durante a Faculdade.
A produção do telejornal está em andamento e, infelizmente, as imagens do evento ainda não estão disponíveis, mas apesar do pouco tempo para a organização das tarefas, que aconteceu em cerca de uma semana, os alunos garantem que o trabalho foi bem-feito. Vivian Garcia, veterana e editora chefe do trabalho, assegura que esse tipo de experiência é sempre válida para quem vai receber o diploma em menos de um ano, e acrescenta: “Ano passado (2013) produzimos um telejornal, então lidar com esse tipo de equipamento não era totalmente novidade. Mas é sempre um desafio, sem dúvida. Ainda bem que no final deu tudo certo! (…) Foi a primeira vez que cobrimos algo desse porte, ao vivo, gravando, usando várias câmeras”.
“A melhor forma de você exercitar a teoria que aprende na sala de aula é explorar todos os laboratórios que a Cásper oferece, sem dúvida. O legal é que dá pra se aventurar em todas as áreas: rádio, TV e impressa”, sugere Vivian, sobre a oportunidade de participar de programas da Rádio e da TV Gazeta, entre eles o Mochileiros da Bola e o Edição Extra, além da Revista Esquinas, inteiramente produzida pelos alunos de Jornalismo. Essas experiências só agregam valor a um profissional de comunicação, como reforça a professora Regina Soler: “Todos os laboratórios do curso ajudam os alunos a exercerem a função do jornalista nas diferentes mídias, com a pressão da realidade, porém com todo suporte dos professores responsáveis por cada veículo. O aluno que participa vai formando um portfólio que poderá ser muito útil futuramente”.