INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR DE VERÃO 2025 Fechar

Por Ana Luiza Sanfilippo, estagiária do Núcleo de Mídias Digitais.

O portfólio é uma ferramenta tão importante quanto o currículo. A princípio, nada mais é do que um compilado de materiais e conteúdos produzidos que são utilizados para apresentar o seu trabalho. Porém, em uma entrevista de emprego ou até mesmo anexado no próprio currículo, o portfólio enriquece a sua apresentação e faz com que a empresa analise melhor seu histórico e habilidades.

Assim, há várias formas de fazer um portfólio, hoje em dia a mais comum é feita online. De maneira digital, o conteúdo é acessado mais facilmente e também fica bem organizado. Na comunicação, os profissionais podem e devem criar um. Sendo assim, confira algumas dicas de como criar um bom cartão de visitas da atualidade.

Primeiramente, é necessário reunir todo material produzido por você, organizando textos, fotos ou projetos. Cada profissão se adapta conforme sua função. Com isso, o ideal é encontrar um aplicativo ou site que organize seus conteúdos e ofereça um link para você poder anexar ao seu currículo ou mandar para quem você quiser.

 

Como organizar textos para o portfólio?

Para organizar os seus textos em uma única plataforma, primeiro é necessário separar os seus melhores trabalhos. De preferência, tente organizá-los por editoria. Com isso, saiba impulsionar o material da forma correta escolhendo uma boa plataforma de portfólio digital.

O WordPress, uma das mais conhecidas, permite que você crie um site organizado e ainda faz as devidas correções. Nele, você consegue criar um blog, uma newsletter ou simplesmente publicar seus textos com a periodicidade que você escolher. Assim, ao criar uma conta no site, já é possível começar as postagens, podendo inclusive criar uma matéria multimídia.

O WordPress possui baixo custo. Os usuários só precisam pagar por um serviço de hospedagem e pelo registro de um nome de domínio. Além disso, o usuário tem total liberdade e controle sobre o site. A plataforma não limita o seu acesso, sendo possível editar conteúdos a qualquer momento.

Para completar, o site é otimizado pelo SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para mecanismos de busca, que tem como objetivo utilizar de técnicas para que o seu site esteja sempre disponível com alta visibilidade em mecanismos de busca. Isso é algo importante para o seu portfólio pois fará com que o seu trabalho tenha maior alcance entre o público.

Print do site WordPress para exemplificação de plataformas sobre portfólio.

WordPress

 

O Medium também é uma ferramenta que pode servir como portfólio. O site consiste em textos em formato de blog, você pode adicionar imagens, áudios, vídeos e caracterizar seu trabalho da melhor maneira. Após a escrita e a edição, basta criar uma conta gratuitamente e incorporar as mídias necessárias, e então é só publicar. Essa plataforma, assim como o WordPress, tem muita visibilidade na internet, e é uma das mais conhecidas para a publicação de textos.

A plataforma funciona como um superblog, em que cada usuário possui a sua conta e faz as suas publicações sobre diversos temas. Além disso, é possível monetizar o seu conteúdo baseando-se no tempo de leitura dos visitantes. O Medium é um site voltado para a escrita, o que o torna um portfólio de baixa dificuldade de manutenção. É uma excelente opção caso o objetivo seja publicar os seus textos sem problemas.

print do site Medium para exemplificação de plataformas sobre portfólio.

Medium

 

Como preparar uma amostra de fotografias?

Para a fotografia, existe um passo a passo importante para criar seu portfólio. O mais importante é começar definindo um público-alvo, é sempre bom organizar suas fotos por tema para atrair o cliente certo. Em seguida, escolha suas melhores fotos para compor a compilação e deixar seu trabalho atraente.

Em relação à plataforma correta, há várias formas de divulgar seu portfólio. A primeira e a mais comum é utilizar as redes sociais, sobretudo o Instagram. Assim, as pessoas encontrarão o seu trabalho conforme o algoritmo. A segunda maneira é criar um site. Existem muitas formas de criar sites para fotografias, e fazer isso deixará a sua apresentação mais profissional. Dessa forma, você também consegue explicar quem é você, quais são as suas técnicas e formação, quanto você cobra e também o seu contato.

O Flipsnack te ajuda com modelos prontos para você se inspirar e criar seu portfólio com o seu estilo. Porém atente-se em combinar o layout do seu portfólio com o seu formato de fotografia. Basta criar o seu perfil e começar a organizar as suas fotos. Vale a pena pesquisar modelos para inspiração.

A plataforma é de fácil manutenção, basta incluir um PDF e ela automaticamente converte o seu conteúdo para apresentar as suas fotografias da melhor forma. O Flipsnack utiliza o conceito dos flipbooks (folioscópio), que é uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, uma ótima apresentação para portfólio de fotografias.

Print do site Flipsnack para exemplificação de plataformas sobre portfólio.

Flipsnack

 

O site 46° também te proporciona um portfólio para fotos. Possui cinco planos: gratuito, entusiasta 100, entusiasta 400, profissional 1500 e profissional ilimitado. Cada um deles oferece características específicas que se alinham com diferentes tipos de trabalho.

Ao contrário do Flipsnack, que funciona como folioscópio, o 46° organiza as fotografias em formatos de card. Sobretudo, a plataforma diz que seu objetivo é facilitar o dia a dia do fotógrafo, proporcionando ao usuário um trabalho de qualidade e que não seja complicado de realizar. O site funciona de uma forma bem simples: basta selecionar as fotos desejadas e arrumá-las em um card que combine com a estética do seu estilo fotográfico, sendo possível editar e personalizar.

Print do site 46° para exemplificação de plataformas sobre portfólio.

46°

 

Como apresentar no portfólio o meu projeto audiovisual?

No audiovisual, aplicativos como o TikTok e o YouTube podem servir para o que você precisa. Inclusive, da mesma forma que é positivo criar um portfólio de fotos no Instagram, publicar seus vídeos nas redes sociais faz com que a chance deles serem vistos seja maior. De qualquer forma, para o âmbito profissional, ter um site com os projetos audiovisuais é importante.

No Portfoliobox, você pode fazer sua própria página inicial exclusiva. Essa plataforma cria portfólios principalmente para fotografia, textos, designs e audiovisual. Possui três tipos de plano: contas Light, Pro e Pro Plus, escolha aquele que mais atende às suas demandas. Além disso, o site possui integração com o Adobe Photoshop Lightroom, o que facilita o trabalho dos profissionais da área.

Print do site Portfoliobox para exemplificação de plataformas sobre portfólio.

Portfoliobox

 

O Vimeo, site focado em compartilhamento de vídeos, é uma possibilidade de portfólio. Acima de tudo, a plataforma oferece cinco planos: gratuito, starter, standard, advanced e enterprise, e promete armazenar suas criações audiovisuais e criá-las do zero também. Aproximadamente 15 milhões de usuários utilizam o Vimeo, ou seja, há muitas oportunidades ao colocar seus vídeos na rede.

O site normalmente é voltado para vídeos mais longos dos que os publicados nas redes sociais que, além de possuírem maior qualidade, possuem maior elaboração do que o usual. O Vimeo serve como um ótimo portfólio para quem costuma produzir curtas, minisséries e longas para apresentar o seu lado profissional.

Para utilizá-lo, basta inserir no site o seu trabalho completo ou, caso o foco seja criar um vídeo na própria plataforma, utilizar as ferramentas disponíveis.

Print do site Vimeo para exemplificação de plataformas sobre portfólio.

Vimeo

 

De que forma apresentar designs e ilustrações?

Para o Design, o tutorial é o mesmo. Escolha os seus melhores trabalhos, separe-os por tema e procure uma boa plataforma para divulgá-los.

O Vsble foi projetado para ser intuitivo e fácil de usar, mesmo para aqueles sem conhecimento técnico em desenvolvimento de sites. Ele oferece uma variedade de modelos de sites pré-configurados que os usuários podem escolher de acordo com suas necessidades e estilo. A partir desses modelos, é possível personalizar cores, imagens, texto e outros elementos para criar um site único e atraente.

Os sites criados são responsivos, ou seja, se adaptam automaticamente a diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e computadores, garantindo uma boa experiência de navegação para os visitantes em qualquer tela.

Como parte da plataforma, os sites criados estão automaticamente integrados ao sistema Vsble, facilitando a conexão com empresas e outros perfis. Para utilizá-lo como portfólio, selecione um modelo de site que se adeque ao estilo dos seus designs e ilustrações. Procure por modelos que tenham layouts e seções adequadas para exibir seu trabalho de forma visualmente atrativa.

Por fim, personalize o modelo escolhido para refletir sua identidade visual. Isso inclui a seleção de cores, fontes e elementos visuais que complementam suas criações. Crie galerias de imagens para exibir seus designs e ilustrações. Organize-as em categorias ou projetos para facilitar a navegação e a visualização do seu portfólio. É interessante adicionar uma contextualização do seu trabalho, explicando o que é e a finalidade, e o seu contato.

Print do site Vsble para exemplificação de plataformas sobre portfólio.

Vsble

 

O FLIPHTML5 promete criar seu portfólio digital de forma interativa. Para utilizá-lo, crie uma conta e carregue seu PDF ou comece com modelos prontos oferecidos pelo site para criar flipbooks, como revistas, folhetos, catálogos, livros etc. Nele, pode-se adicionar links, vídeos e muito mais para envolver seu público. O projeto cria um link compartilhável automaticamente para que os seus clientes tenham acesso ao portfólio. Também oferece quatro contas: gratuita, Pro, Platinum e Enterprise, variando entre custos e benefícios.

De acordo com a plataforma, uma das características que a destacam é a possibilidade de criar conteúdos digitais no próprio site e ainda torná-los interativos. Além disso, funciona como uma espécie de rede social, onde é possível se conectar com outras contas, compartilhando conteúdos online, incorporando mídias e adicionando links. Também é uma plataforma que oferece SEO.

O FLIPHTML5 permite que o usuário transforme o seu conteúdo em uma fonte de receita vendendo o trabalho para os leitores.

Print do site FLIPHTML5 para exemplificação de plataformas sobre portfólio.

FLIPHTML5

 

O Behance te permite criar uma boa amostra dos seus designs. Dessa forma, a plataforma serve como uma grande rede social de compartilhamento de portfólios. As comunidades disponíveis no Behance também chamam a atenção de profissionais de diversas áreas. Por meio delas, é possível manter contato e trocar ideias com especialistas em assuntos de criação.

O Behance é uma plataforma gratuita da Adobe que tem como objetivo conectar profissionais de áreas criativas, como designers e ilustradores. Assim, ao criar um perfil, o usuário consegue acessar demais contas e curtir, comentar e compartilhar publicações. O site oferece a opção de buscar por imagens, outros projetos ou portfólios, artistas etc.

A plataforma está disponível para uso sem custo algum, mas os donos da conta podem criar conteúdos premium disponíveis somente para assinantes, tornando o Behance em um meio rentável.

Print do site Behance para exemplificação de plataformas sobre portfólio.

Behance

 

Para quem trabalha com comunicação, ter um portfólio é algo muito importante para se promover no mercado. Seja de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas ou Rádio, TV e Internet, organizar o seu material para ter reputação no mercado de trabalho é essencial.