O Prêmio Jornalista de Impacto, promovido pela empresa ponteAponte e pela Faculdade Cásper Líbero, com apoio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, tem por objetivo reconhecer o trabalho de jornalistas que disseminem o tema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil. Jornalistas de todo o país podem se inscrever em uma dessas quatro categorias:

  • Texto (reportagens em jornais e revistas impressos ou online);
  • Audiovisual (reportagens para veículos na internet (multimídia), rádio ou TV);
  • Iniciativas inovadoras de jornalismo no campo de investimento e negócios de impacto;
  • Iniciativas em contextos periféricos e iniciativas comunitárias de jornalismo no campo de investimento e negócios de impacto.

O vencedor de cada categoria receberá, a título de premiação, o valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), certificado e placa de reconhecimento, além de divulgação na mídia e acesso a um curso online sobre História do Campo de Impacto Social no Brasil.

Para que uma reportagem ou iniciativa seja elegível ao Prêmio, é necessário que:

  • o tema central da reportagem ou iniciativa seja sobre investimentos e negócios de impacto, podendo dialogar com outros temas afins;
  • a reportagem inscrita tenha sido publicada ou ido ao ar entre janeiro de 2018 e a data de encerramento das inscrições. No caso de outras iniciativas, estas precisam já ter sido implementadas, independentemente da data de início, desde que continuem em vigor até o final das inscrições.

Para se inscrever, o jornalista deve acessar o regulamento completo e preencher o formulário clicando aqui, além de enviar o link ou PDF da reportagem ou iniciativa. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro. O evento de premiação será realizado no dia 26 de março de 2019, na Faculdade Cásper Líbero.


O que são Investimentos de Impacto?

São recursos privados e públicos para investimento em atividades que visam produzir impacto social e/ou ambiental com sustentabilidade financeira. Para viabilizar a alocação desse capital, utilizam-se instrumentos financeiros, novos e/ou existentes, que podem ou não gerar retorno financeiro sobre o capital investido. O impacto deve ser mensurado e analisado periodicamente. Saiba mais aqui.

O que são Negócios de Impacto?

São empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto social e/ou ambiental, ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável. Eles podem ser registrados como uma organização da sociedade civil ou como uma empresa que tenha como foco o seu impacto. Saiba mais aqui.