Em novembro de 2022, alunos do curso de Rádio, TV e Internet (RTVI) da Faculdade Cásper Líbero realizaram a primeira experiência em 4K/UltraHD (Ultra-High-Definition) durante a produção do curta-metragem “Sentenciados”, um trabalho interdisciplinar desenvolvido no terceiro ano do curso.

Mas, afinal, o que é 4K?

A tecnologia 4K, usada comumente em produções cinematográficas, apresenta mais pixels do que outros formatos, isto é, aumenta a nitidez da imagem, à medida que expõe mais informações visuais em cada ponto.

O Prof. Marco Vale, coordenador do curso de Rádio, TV e Internet, conta que a Globo, por exemplo, utiliza o 4K em telenovelas e programas como os do Marcos Mion e Luciano Huck. Na Band, o programa de Fausto Silva é feito nesse formato.

Ainda sem muitas opções na TV aberta, uma alternativa para quem deseja assistir produções em 4K é o universo das plataformas de streamings: Netflix, Prime Video, Disney+ e Apple TV+ já dispõem uma quantidade significativa de filmes e séries com esse recurso.

4K/UltraHD na Cásper Líbero

É uma experiência pioneira entre os alunos da Faculdade Cásper Líbero.

“Através da experiência com o curta-metragem “Sentenciados”, estabeleceremos os procedimentos padrões para sistematizar uma produção regular em 4K dos alunos de Rádio, TV e Internet”, afirma Marco Vale.

Tatiana Emy, casperiana produtora do projeto, explicou como surgiu a ideia de trabalhar com o equipamento:

“Como já tínhamos a ideia de gravar algumas cenas no estúdio, o Marco Vale, nosso professor de cinema, deu a sugestão de usarmos a câmera Blackmagic 4K. Fazer parte do primeiro grupo a trabalhar com o 4K na Cásper é uma experiência inovadora. Nós optamos por arriscar.”.

Confira os bastidores da gravação do curta-metragem, em fase de pós-produção, desenvolvido pelos alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper Líbero: