A Faculdade Cásper Líbero receberá, de 20 de dezembro de 2019 a 09 de janeiro de 2020, currículos de candidatos a professor para a seguinte disciplina do curso da Pós-Graduação Lato Sensu:

Curso: Produção e práticas jornalísticas na contemporaneidade

Disciplina: Geopolítica e economia internacional

Ementa: Apresenta as principais teorias geopolíticas, seus debates mais relevantes (clássicos, no pós-Guerra e atuais) e conjunturas históricas, chamando a atenção para a relação estreita entre as teorias geopolíticas e os contextos histórico-espaciais nos quais foram produzidas – objetivos estratégicos das potências e disputas por poder, riqueza e espaços no sistema internacional. A disciplina chama a atenção para os fatores e atores que influenciam as relações entre espaço e poder; apresenta o pensamento geopolítico no Brasil, sua origem e principais autores, suas influências histórico-espaciais e teóricas, seus principais debates, seus temas recorrentes e estratégicos; discute as relações entre poder e espaço, esquemas de integração regional, contexto histórico e ordem internacional ; relaciona as diferentes visões geopolíticas com as teorias das Relações Internacionais. Existe, ainda, uma introdução ao debate sobre temas atuais, relevantes e estratégicos, na conjuntura geopolítica mundial.

Início: 05/02/2020 a 08/04/2020
Dia de aula: Quarta-feira
Horário: 19h00 às 23h00

Os candidatos deverão preencher o formulário, anexando o link para a Plataforma Lattes e um PDF com esse currículo atualizado. A exigência mínima é titulação de especialista com aderência ao curso, vivência de mercado e experiência docente condizente ao curso/disciplina e preferencialmente na Pós Graduação.

O processo seletivo é composto pelos seguintes passos: Os candidatos com currículo selecionado passarão por entrevista (de caráter eliminatório) e por uma prova didática (apresentação de aula de 20 minutos de duração sobre tema indicado com 24 horas de antecedência).

O docente selecionado para a vaga passará pelo processo de contratação e irá iniciar suas atividades no dia 05/02/2020.