INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Na última segunda-feira (27/11), ocorreu, na Câmara Municipal, a premiação do Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia 2023. Foi uma sessão solene para entrega da Salva de Prata para os melhores trabalhos jornalísticos produzidos sobre a gastronomia paulistana. A premiação é oferecida pela Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia e pelo setor de Eventos da Câmara Municipal de São Paulo.

A reportagem especial da Rádio Gazeta Online, com cerca de 20 minutos, chamada “Gastronomia: A culinária estrangeira na cidade de São Paulo” venceu na categoria “Reportagem em formato áudio difundida pela internet“. Com o objetivo de mostrar que a diversidade de sabores presente na capital paulista está ligada à história da cidade, a equipe da Rádio Gazeta Online preparou um especial sobre a presença e as adaptações de culinárias bastante apreciadas pela população paulistana e, também, pelos turistas.

Transmitida na programação da Rádio Gazeta Online, publicada no site da emissora e nas principais plataformas de áudio, em julho de 2023, a reportagem conta com a participação de Paulo Ildelfonso, um dos organizadores do Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia, da imigrante italiana Carmela Espósito, do pesquisador Henrique Trindade (Museu da Imigração) e dos donos dos restaurantes Izakaya Issa (Margarida Haraguchi) e Basilicata (Vittorio Lorentti). Também faz parte da sessão de reportagens temáticas “Séries especiais”, lançada em 2022.

A reportagem especial foi produzida pelos estudantes Gabriel Grandi, Gilullia Cartaxo, Leonardo Kenji e Victor Castro (Rádio, TV e Internet), Giulia Lozano, Luiza Borgli e Renato Badro (Jornalismo) com orientação de pesquisa e redação de Heloisa Rocha, supervisão operacional de Roberto Vilela e supervisão pedagógica do professor Rogério Furlan.

Gastronomia: A culinária estrangeira na cidade de São Paulo

Ouça a reportagem vencedora:

Confira também o trecho que anuncia a premiação na sessão solene da Câmara:

Créditos da reportagem

Apresentação: Giulia Lozano, Leonardo Kenji, Luiza Borgli

Produção: Giulia Lozano, Renato Badro e Victor Castro

Roteiro: Gilullia Cartaxo e Luiza Borgli

Edição: Gabriel Grandi e Leonardo Kenji

Redação e site: Heloisa Rocha

Supervisão operacional: Roberto Vilela

Supervisão pedagógica: Rogério Furlan

Coordenação do curso de Rádio, TV e Internet: Renato Tavares

Direção da Faculdade Cásper Líbero: Marco Vale

 

Parabenizamos toda a equipe envolvida no projeto pela conquista!