INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2025 Fechar

Plata, Plomo y la Pasta” (projeto ficcional transmídia realizado em 2023 por nove estudantes de Rádio, TV e Internet da Cásper como interdisciplinar do 3º ano) venceu a categoria “RT 05 Ficção em vídeo – telenovela, séries televisivas, webséries, ficção para internet e afins (avulso ou conjunto/série)” do Expocom Nacional 2024 durante o congresso Intercom 2024, realizado em Balneário Camboriú, em setembro.

A produção já havia vencido, em junho, o Expocom Sudeste 2024 garantindo a classificação para a etapa nacional do concurso. O projeto foi eleito pelo júri a melhor obra ficcional em vídeo dentre as vencedoras das cinco edições regionais garantindo o troféu de melhor projeto de ficção seriada produzido em 2023, no Brasil, por estudantes do Ensino Superior.

O concurso Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) premia os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes universitários na área de Comunicação. É promovido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado.

Produção ficcional de estudantes de Rádio, TV e Internet da Cásper conquista prêmio do Expocom Nacional_foto

Alunos vencedores com o troféu Expocom Nacional 2024.

“Plata, Plomo y La Pasta” é o episódio piloto da websérie “São Paulo: Crime e Castigo”, que faz referência aos populares podcasts de crimes reais. A narrativa dos episódios gira em torno de situações que parodiam clássicos do cinema de máfia e do subgênero noir, trazidos para a realidade paulistana contemporânea. Tais situações são apresentadas como parte de um podcast narrado pelo apresentador ficcional Tony Ruggeri. O episódio piloto “Plata, Plomo y La Pasta” faz referência direta aos filmes de Martin Scorsese (como Taxi Driver e Os Bons Companheiros), Quentin Tarantino (Pulp Fiction e Cães de Aluguel) e Rogério Sganzerla (O Bandido da Luz Vermelha).

A websérie explora narrativas do mundo do crime buscando referências que permitam esse tom satírico e bem-humorado, a partir do uso dos clichês do gênero de forma criativa para contar histórias instigantes. Foi criado um protagonista de caráter duvidoso, dono de uma cantina no bairro do Bixiga, em São Paulo, de onde controla sua operação de agiotagem com uma incontrolável tendência de resolver seus problemas a partir da violência bruta que geram consequências sem precedentes.

“Plata, Plomo y la Pasta” teve nove atores no elenco e dez alunos de Rádio, TV e Internet nas funções de roteiro, produção, captação de som e de imagem, produção de casting, edição e finalização: Armando Rodrigues, Eduardo Kail, Gabriel Godinho, João Pedro Lefèvre, João Pedro Ruy, José Renan Neiva, Julia Lissa Ciaramella Hashimoto, Rodrigo Tracci e Thiago Rigonato.

João Pedro Lefèvre, estudante de RTVI e um dos autores do projeto, ressalta:

“Receber o prêmio de melhor ficção em vídeo na Intercom Nacional 2024 foi uma honra indescritível para todos que participaram do projeto”.

Ele acrescenta:

“A conquista representa um importante momento do nosso desenvolvimento acadêmico e profissional, além de certamente poder alavancar nosso futuro na profissão”.

Armando Rodrigues, integrante do grupo premiado, afirma:

“A criação e o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar realizado no terceiro ano da graduação, foi um grande divisor de águas para todos os envolvidos, a experiência trouxe inúmeros aprendizados que com certeza serão importantíssimos para nossa formação e carreira”.

O projeto contou com orientação de professores do curso de RTVI da Cásper como Alexandre Marino, Bruno Tavares, Marcos Ryo Hashimoto, Murilo Orefice, Renato Tavares, Rogério Furlan e Thiago Soares. Renato Tavares, coordenador do curso de RTVI da Cásper, destaca:

“O prêmio é um reconhecimento da excelência do curso, da importância dos projetos interdisciplinares e do potencial criativo, técnico e artístico dos estudantes casperianos”.

O estudante Lefèvre ressalta:

“Só podemos agradecer à Faculdade Cásper Líbero e ao apoio incondicional dos professores, sempre fazendo apontamentos pertinentes visando ao nosso crescimento e ao aperfeiçoamento do trabalho”.

O coordenador Renato Tavares acrescenta:

“É importante estimular os estudantes a participarem de concursos da área audiovisual e de apresentações públicas de seus projetos para aumentar as possibilidades de organização de portfólio, visibilidade e networking”.

O estudante Lefèvre destaca a importância da conquista para a comunidade acadêmica casperiana:

“O que mais nos deixa felizes é a possibilidade de inspirar outros alunos e jovens a participarem de iniciativas assim, não pela conquista em si, mas pela construção de um repertório sólido e o fomento a trabalhos universitários de caráter experimental”.

Confira o projeto:

Teaser: