A paixão pela profissão não vem apenas das disciplinas Planejamento de Relações Públicas ou de Histórias das Relações Públicas, que Carla Almeida leciona e já lecionou na Faculdade Cásper Líbero; Casperiana de formação, Carla sempre viu no constante aprimoramento profissional um modo de difundir mais e melhor a profissão de RP, um campo de trabalho cada vez mais valorizado e conhecido no Brasil.

Depois da graduação em Relações Públicas (2000), ela fez pós em Administração de Marketing na FAAP (2003) e mestrado em Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), com ênfase também em Marketing. Partindo da crença de que é preciso se atualizar constantemente para atender um mercado mutável, Carla faz um ou dois cursos livres por ano. Entre 2003 a 2004, ela optou por morar na Austrália a fim de aprimorar os conhecimentos da língua inglesa. Todavia, não contente com os desafios da língua anglo-saxonica, ela fez também cursos de marketing e de negócios, que não estavam previstos no início da viagem.

Ser professora foi algo que aconteceu naturalmente em sua vida. Durante um curso de Design de interiores no Senac Santa Cecília no início de 2005, uma das tarefas era montar uma apresentação. Logo após mostrar o resultado, seus colegas a elogiaram dizendo a didática era muito boa. Isso fez Carla cogitar sobre a docência. Lembrou-se do Projeto Professor do Futuro que o então coordenador da Relações Públicas, Júlio Barbosa oferecia para ex-alunos que quisessem se preparar para ministrarem aulas. Foram dois anos e meio acompanhando um professor em sala de aula e, inclusive participando delas. No entanto, as primeiras aulas da vida de Carla não foram na Cásper. Ela começou na Faculdade Campos Elísios, e passou pela FAPCOM até voltar para a FCL, onde está desde 2012 – Carla também é atualmente professora do Centro Universitário FECAP. Hoje ela trabalha com o segundo ano de RP, mas já passou pelo primeiro e pelo terceiro ano.

Sobre a relação com a docência na Cásper, Carla fala do amor que tem pela instituição: “Eu acho que a primeira coisa é a conexão que eu tenho aqui. Fui aluna, nunca me desliguei da Cásper; sempre vinha participar de banca, ser avaliadora, fazer cursos. Acho que o amor a casa é fundamental”, diz Carla. Ela também pontua que ter uma emissora dentro da faculdade para a prática dos alunos é um grande diferencial da faculdade.

Em sua opinião, a melhor coisa de ser professora é sempre ter uma surpresa: “Tem turma que um dia está mais animada, mais participativa, tem dia que está mais introspectiva. O legal de dar aula é que nunca é a mesma coisa, sempre tem algo engraçado, uma piada nova”, afirma Carla, com brilho nos olhos.

Além da profissão, outra grande paixão da vida da professora – quase uma outra carreira, que ela leva muito a sério – é viajar. Carla trata as viagens na vida dela como uma necessidade; quando não viaja chega ficar até de mau humor. Daí vem seu slogan: Professional PR, serious traveler (Profissional de RP, séria viajante).

Mesmo sendo uma amante tão ardorosa das viagens, Carla não se desconecta da terra natal. Ela gosta de voltar e curtir a casa dela em São Paulo. Entre as viagens mais marcantes que ela já fez estão Austrália, por ser a primeira viagem internacional; a Turquia, pelo amor que Carla tem pelo país e a Bósnia, pelas dificuldades que enfrentou naquele país e pela carga histórica das recentes guerras nos Balcãs. Ela ficou hospedada no sistema de Guess House na Bósnia (você paga e o proprietário te cede a casa para hospedagem) e Miran, a pessoa que a hospedou, era sobrevivente da guerra, guardava vídeos caseiros sobre o conflito e até um míssil que caiu na casa dele. Essa viagem a marcou muito. Ao final da entrevista quando eu pedi a Carla que se descrevesse em poucas palavras, adivinha o que ela disse? Professional PR, serious traveler.