Professor é destaque com projeto de jornalismo computacional e neurociência

Por: Ricardo Nóbrega e Rafael Colnago - Assessoria de Imprensa da Faculdade Cásper Líbero

João Alexandre Peschanski foi reconhecido com o prêmio Frictionless Data Fund, da Open Knowledge Foundation

Créditos: Divulgação João Alexandre Peschanski é pesquisador e professor da Faculdade Cásper Líbero

 

O pesquisador e professor da Cásper Líbero João Alexandre Peschanski foi reconhecido com o prêmio Frictionless Data Fund, da Open Knowledge Foundation. O reconhecimento deve-se a um trabalho em parceria com o desenvolvedor de software Carlos Eduardo Ribas, em que realizaram melhorias em um programa de código aberto para coleta de dados em experimentos neurocientíficos, o Neuroscience Experiments System (NES).

O NES foi desenvolvido no contexto do projeto de pesquisa em neuromatemática, do NeuroMat/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), criado em 2013. Entre as principais missões do NeuroMat estão o desenvolvimento de ferramentas computacionais de código aberto, mantendo um papel ativo na utilização de estratégias de comunicação computacional para a ciência aberta. O NeuroMat foi renovado recentemente pela FAPESP até 31 de julho de 2024.

Além de professor de Jornalismo Multimídia e Ciência Política na Cásper Líbero, Peschanski é supervisor no NeuroMat. Ele também é presidente do Wiki Movimento Brasil, afiliada brasileira do movimento Wikimedia. Parceiro no projeto, Carlos Eduardo é o líder da equipe de desenvolvimento do NES. Pelo trabalho receberam um prêmio de 5 mil dólares.

Confira a repercussão internacional clicando aqui.