
Créditos: Divulgação João Alexandre Peschanski é pesquisador e professor da Faculdade Cásper Líbero
O pesquisador e professor da Cásper Líbero João Alexandre Peschanski foi reconhecido com o prêmio Frictionless Data Fund, da Open Knowledge Foundation. O reconhecimento deve-se a um trabalho em parceria com o desenvolvedor de software Carlos Eduardo Ribas, em que realizaram melhorias em um programa de código aberto para coleta de dados em experimentos neurocientíficos, o Neuroscience Experiments System (NES).
O NES foi desenvolvido no contexto do projeto de pesquisa em neuromatemática, do NeuroMat/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), criado em 2013. Entre as principais missões do NeuroMat estão o desenvolvimento de ferramentas computacionais de código aberto, mantendo um papel ativo na utilização de estratégias de comunicação computacional para a ciência aberta. O NeuroMat foi renovado recentemente pela FAPESP até 31 de julho de 2024.
Além de professor de Jornalismo Multimídia e Ciência Política na Cásper Líbero, Peschanski é supervisor no NeuroMat. Ele também é presidente do Wiki Movimento Brasil, afiliada brasileira do movimento Wikimedia. Parceiro no projeto, Carlos Eduardo é o líder da equipe de desenvolvimento do NES. Pelo trabalho receberam um prêmio de 5 mil dólares.
Confira a repercussão internacional clicando
Acontece na Cásper
Ver todas as notícias
Cásper oferece oficinas de comunicação para apoiar estudantes do 3º ano do ensino médio na escolha profissional
CBN exibe reportagem produzida por Casperianos sobre inteligência artificial na música