INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Por Manuela Montez, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

No dia 19 de outubro, a FGV Direito SP realizou o webinar de premiação da 4ª edição do Prêmio Esdras Borges Costa de Ensino do Direito.

Victor Varcelly Medeiros Farias, professor de legislação da graduação na Faculdade Cásper Líbero, recebeu o Prêmio Destaque Esdras por seu projeto “Direitos Fundamentais, sociedade e produtos midiáticos”, trabalhado com os alunos casperianos.

O Prêmio Esdras é voltado à inovação do ensino do Direito. Nessa edição, contou com duas fases de avaliação por pareceristas e três categorias de premiação, sendo elas vencedor, menções honrosas e destaques.

O vencedor do prêmio conta animado sobre seu projeto, pontuando que, diferente de grande parte das outras, sua atividade teve aplicação em uma faculdade que não é de direito. O tema trabalhado pelos alunos foi o artigo 5 da Constituição Federal (CF) e teve como objetivo despertá-los para a importância de suas profissões na defesa da constituição e da democracia.

“A conexão entre vida social e o texto constitucional do art.5 da CF foi realizada pela análise do documentário ‘Amarelo’ do rapper Emicida. Os alunos deveriam se apropriar do texto constitucional e construir relações entre trechos do documentário e a constituição”, Varcelly explica sobre o processo de sua proposta.

A atividade do professor Victor Varcelly e todas as outras vencedoras do Prêmio Esdras se encontram no Banco de Materiais de Ensino Participativo, projeto da FGV Direito SP que reúne acervo de materiais para utilização gratuita das instituições de ensino.