Em abril foi realizado o 2º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Os desafios da internacionalização foi o tema deste ano, com a proposta de promover a solidariedade acadêmica, política e cultural entre países de expressão portuguesa e espanhola.

Viviane Mansi é professora de relações públicas na Cásper Líbero e participou do evento com a apresentação de seu trabalho O tempo para diálogo nas organizações, elaborado junto a William Cerantola, doutorando da Universidade de São Paulo.

Ela afirma que quem se dedica a uma atividade acadêmica tem responsabilidade de buscar oportunidades de expor seus trabalhos. “Isso é bom para quem está no mestrado, no processo de formação e também é bom para a Cásper”. Viviane apresentou seu trabalho ao lado de quase 700 profissionais. “Muitos deles eram brasileiros, o que indica que o Brasil tem melhorado a qualidade da pesquisa e quem está no ambiente acadêmico preocupa-se em apresentar sua produção”.

A professora afirmou que o Congresso foi importante por poder entrar em contato com professores brasileiros usados como referência em seus estudos. “Nada como ter a chance de conhecer ao vivo essas pessoas”. Viviane não só reforçou o networking, como pode mergulhar no meio acadêmico, o que deu a ela novas ideias para complementar sua atual pesquisa. “Definitivamente, foi um bom jeito de compartilhar conhecimento”.

Viviane e William também apresentaram o trabalho no 4º Comunicação em Cena, que aconteceu em 6 de junho na Cásper. Ele também foi publicado no livro Coleção Comunicação em Cena, organizado pela professora casperiana Liana Gottlieb e lançado no dia seguinte ao evento, 7.