Desde o primeiro ano da faculdade, os estudantes da Cásper Líbero são incentivados a trabalhar interdisciplinarmente, aplicando conceitos na prática. O Projeto Cidadania, desenvolvido pelos alunos de Publicidade e Propaganda, prepara os estudantes para enfrentar diversos desafios do mercado de trabalho, sem deixar de lado seu papel como cidadãos.

A proposta do projeto é formar futuros profissionais de comunicação com habilidades como o domínio da linguagem escrita, o exercício da retórica, a capacidade de expressão visual e a capacidade de trabalhar em equipe. As disciplinas envolvidas são antropologia, cultura brasileira, língua portuguesa, metodologia do conhecimento científico e sociologia.

O tema do Projeto Cidadania de 2014 foi “Profissionais autônomos – prestadores de serviços sem recursos para divulgação”. As condições para participar do projeto são: mesmo que tenham empresa constituída, não podem ter mais do que um funcionário; devem ser administradores e vendedores de seus serviços. Foram selecionadas diversas categorias de atuação, como afinador de piano, artista de circo, cabeleireiro, carpinteiro, chaveiro, cozinheiro, eletricista, tatuador e taxista.

Os grupos de alunos deveriam fazer uma pesquisa de mercado sobre a área de atuação do profissional de seu grupo, resultando em um relatório de pesquisas teóricas e de campo e uma campanha publicitária.

Com o tema escolhido, os estudantes puderam exercitar desde a capacidade de reflexão e argumentação até a criatividade e sensibilidade ao tratar de temas delicados, trabalhando em equipe.

Ao final do trabalho, os estudantes apresentaram a pesquisa e os resultados obtidos para uma banca avaliadora. Confira algumas apresentações: