Entre os dias 27 e 31 de outubro a Faculdade Cásper Líbero foi palco do Projeto Criar 2014, trabalho interdisciplinar que abrange os cursos de publicidade e propaganda e de rádio, TV e internet. O objetivo do projeto é simular o mercado de trabalho para os estudantes entenderem a dinâmica das agências de publicidade e das produtoras audiovisuais e como esses dois campos conversam.

Para os alunos de PP, o projeto começa no início do ano, com cinco disciplinas envolvidas: marketing, estatística e análise de dados, administração publicitária, design, e língua portuguesa. Durante o primeiro semestre eles são divididos em agências e ficam responsáveis por criar um produto para uma marca sorteada.

No segundo semestre, há troca de produtos entre as turmas da manhã e da noite e as agências passam a desenvolver um plano de comunicação e campanhas publicitárias para o produto que receberam da outra agência.

Os alunos de RTVI reúnem-se em grupos para formar produtoras e recebem, também no segundo semestre, os briefings das agências que atendem (cada produtora atende duas agências). Para cada produto eles devem produzir um comercial para televisão e um spot de rádio, ambos com 30 segundos.

Semana criativa

Durante a semana de apresentações foram exibidos books dos produtos e as campanhas audiovisuais produzidas. Cada grupo, composto por produtora e por agência, teve 40 minutos para expor seus trabalhos, julgados por bancas compostas de profissionais do mercado.

Genilda Alves de Souza, uma das professoras responsáveis pelo projeto, explica que o objetivo é fazer com que o estudante, ainda dentro da faculdade, vivencie situações comuns ao mercado de trabalho, como o trabalho em grupo. “A ideia central é aplicarmos o conhecimento teórico a algo prático,  fazendo paralelo o mais próximo possível do ambiente profissional”, ressalta.

Para o professor do curso de RTVI, Ninho Moraes, o relacionamento entre as produtoras e as agências foi bastante harmonioso, reforçando que a produção de filmes comerciais é um grande mercado para produtoras. “Além de tudo, a produção dos alunos serve como portfólio”, acrescentou.

Mateus Nociti, aluno do 2º PPD, acha que a participação no Projeto Criar realmente contribui para simular as experiências diárias no mercado de trabalho. “Acredito que um bom profissional é aquele que tem uma ampla visão do todo, sendo capaz de escolher os caminhos que levarão um projeto ao sucesso. É essa noção do todo que o Criar oferece”, explica.

As agências de publicidade e propaganda vencedoras foram:

1. MELHOR PESQUISA DE MARKETING

1º METRIZE – PPA