Da esquerda para direita, Armando Fonseca, Daniel Costa e Naia Sadi, Kapel Fuman, Ana Clara Squilanti, César Barbosa, Ci Ferreira e Jonathan Natalício.

Em julho deste ano, a SPCine, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Ministério da Cultura, promoveu o “COLab – Laboratório de Convergência Audiovisual”, evento que reúne profissionais do audiovisual com o objetivo de explorar a criação transmídia.

Um dos projetos selecionados foi o “Diário de Bairro”, documentário desenvolvido por um grupo de alunos durante as aulas de Produção Transmídia, matéria ministrada pelo professor Júlio César Fernandes no curso de pós-graduação da Cásper Líbero.

Responsável pela direção dos trabalhos, Ana Squilanti falou sobre a importância da disciplina para o desenvolvimento do projeto:

“O professor Júlio nos mostrou como é importante nos dias de hoje, em um mundo cada vez mais conectado, produzir conteúdo que possibilite diferentes formas de imersão”

Além de Squilanti, os alunos Leonardo Oliveira, Marília Napoleão, Natália Gaspar, Priscila Neves, Flávio Melo, Maria Paula Hernandez, Chico Alencar, Mariana Poppins participaram da criação do projeto. Logo após terem conhecimento do edital apresentado em sala, o grupo decidiu apostar na ideia e tiveram como inspiração os programas “O mundo segundo os brasileiros” e “Lugar Incomum”, além da página do Facebook “Humans of New York”.

Diário de Bairro é um projeto transmídia que busca mostrar de forma humana os bairros de São Paulo, dialogando sobre os mundos que coexistem dentro de uma mesma área e fazem cada uma dela um local único. “Bairros são muito vivos e interativos, então todo o projeto foi pensado para mostrar essa interatividade entre pessoas. Ele tem como nave-mãe uma série documental, e como braços transmídia uma página no Facebook, um mapa interativo e algumas festas”, explica Squilanti.

O projeto foi selecionado na categoria “Documentário”. Ao todo, foram 36 trabalhos audiovisuais divididos em seis categorias. Durante o evento, os participantes também elaboraram propostas que farão parte de um livro publicado pela Secretária Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e Spcine.

A Spcine atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. O objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.