reader-projetos-inter

O envolvimento com o Projeto Interdisciplinar do Curso de Rádio, TV e Internet (RTVI) começa cedo na vida acadêmica dos Casperianos. Já no 2º ano, os alunos desenvolvem o argumento do roteiro e uma proposta comercial, analisando possíveis grades de programação e patrocinadores. O 3º ano é o momento em que os alunos começam a desenvolver na prática seus projetos. Com o auxílio de professores de diversas disciplinas, os roteiros são avaliados e ganham sua versão final para o início da produção.

Na disciplina de Técnicas de Cenografia e Direção de Arte, o Prof. Me. Cleber Lima envolve os alunos diretamente no processo de produção dos curtas. Durante as aulas, os estudantes elaboram os conceitos de arte dos projetos, bem como pranchas de referências, paleta de cor, análise técnica, croquis de figurinos, pranchas de objetos, pesquisa de locações, planta baixa cenográfica, concepção de maquiagem, além da pesquisa de materiais e processos. De acordo com o professor, o aprendizado acontece principalmente através da oportunidade que o aluno tem de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula.

O professor Me. José Augusto Di Blasiis, da disciplina Técnicas de Fotografia e Iluminação, desenvolve o olhar fotográfico dos alunos e procura se envolver em várias etapas, orientando os estudantes a criarem curtas de qualidade.

Ao final do processo, os alunos trabalham na edição do material gravado, sob orientação do Prof. Dr. Marco Vale, docente das disciplinas Elementos da Linguagem Audiovisual (Cinema) e Edição para TV para classes do 1° e do 3° ano e também coordenador dos Projetos Interdisciplinares. Nesse momento, segundo o professor, “(…) eles percebem o quanto conseguiram registrar bons materiais e se surpreendem. A edição não é apenas executar o que já foi planejado, é um processo crucial na narrativa”.

”O amadurecimento ao longo do projeto é muito grande. Mesmo que nem todos queiram trabalhar com ficção, isso é um diferencial. O aluno que domina a narrativa ficcional, consegue dominar a não ficcional. Eu vejo que o Inter é uma preparação para o aluno, quando ele chega no 4º ano já está mais maduro para as dificuldades que encontrará no TCC”, explica o professor Marco.

Mais do que uma nota no boletim, o Projeto Interdisciplinar é a oportunidade para os Casperianos criarem portfólio e inscreverem seus curtas-metragens em festivais. Na visão do professor José Augusto, a complexidade desse projeto prepara os alunos para o mercado de trabalho. “Há uma concorrência positiva, o aluno deve se colocar minimamente em concorrência com os outros porque é isso que ele vai encontrar no mercado de trabalho”.

Segundo o Prof. Me. Roberto D’Ugo, coordenador do curso de Rádio, TV e Internet, “O processo pedagógico é extremamente rico, pois depende não apenas das competências específicas de cada área envolvida, mas da articulação dialógica de todas as disciplinas dentro do projeto. (…) Quando assistimos a todos os curtas produzidos por esses alunos, ficamos impressionados com a competência narrativa e a vitalidade desses jovens realizadores: o aluno de RTVI da Cásper tem histórias a contar e sabe como contá-las, com todos os recursos de um bom audiovisual contemporâneo”.

Confira alguns trabalhos realizados pelos Casperianos de RTVI em 2015:

Dafne – O Curta

Cala a Boca, Milos!