O Projeto Repórter do Futuro, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Oboré Projetos Especiais, abre inscrições para a 15ª edição do módulo “Jornalismo em situação de conflitos armados e outras situações de violência”, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Em quatro sábados, os 20 alunos selecionados irão assistir à uma palestra de um convidado especial, participar de uma simulação de uma entrevista coletiva e, a partir daí redigir uma matéria sobre o tema, usando o entrevistado como uma das fontes.

No próximo dia 30 de maio, às 10h30, no Auditório da Biblioteca do Parque Villa-Lobos, será realizado o encontro de seleção, no qual todos os inscritos assistirão a uma palestra de Lorenzo Caraffi, chefe da Delegação Regional do CICV, e responderão a um questionário que servirá de base para a definição daqueles que serão selecionados.

O programa funcionará em uma forma específica chamada de “reembolsa”. Todos os alunos que se inscreverem deverão entregar um cheque no valor de um salário mínimo. Caso compareçam a todas as atividades, terão direito ao reembolso ficando o curso, portanto, gratuito. O Repórter do Futuro conta com o apoio das principais escolas de Jornalismo do Estado de São Paulo, entre elas a Faculdade Cásper Líbero.

Cronograma do Curso:
30 de maio | 10h30
Encontro de confraternização e seleção dos candidatos
Apresentação de Lorenzo Caraffi, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
Auditório da Biblioteca Parque Villa – Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros – São Paulo
Palestras / Entrevistas Coletivas (para os selecionados)
Biblioteca Parque Villa – Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros – São Paulo

20 de junho | 10h30
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV

04 de julho | 10h30
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo

04 de julho | 15h30
A relação com a imprensa em missões de paz
Oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)

11 de julho | 9h00
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Patrícia Campos Mello, repórter do jornal Folha de São Paulo

25 de julho | 10h30
Encontro de avaliação e entrega de certificado
Representante do CICV

Serviço:
Inscrições online: De 25 de Abril a 25 de Maio, aqui.
Encontro de Seleção: Dia 30 de Maio, às 10h30, no Auditório da Biblioteca Parque Villa – Lobos (Av. Prof. Francisco Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros)
Encontros dos Selecionados: 20/06, 04/07 (manhã e tarde), 11/07 e 25/07