Uma noite para ser lembrada. E um ano a ser comemorado.
A noite ocorreu nesta terça-feira 11 de novembro no auditório da Cásper Líbero. Alunos do curso de Relações Públicas participaram com destacados líderes da comunidade nipo-brasileira do pontapé inicial das comemorações de 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Esse acordo foi assinado em 1895 em Paris. O lançamento das comemorações dos 120 anos do tratado de amizade teve como ponto alto a bela e ilustrada palestra ministrada pelo senhor Noriteru Fukushima, digníssimo cônsul geral do Japão em São Paulo.
Com uma fala fluente num rico portunhol, o senhor cônsul historiou a longa trajetória das relações Japão-Brasil, com os momentos épicos como a chegada do navio Kasato Maru. A embarcação saiu do porto de Kobe com 165 famílias, num total de 781 pessoas, chegando ao porto de Santos no dia 18 de junho de 1908, após 52 dias de viagem. Os inspetores que receberam os migrantes japoneses, conta o senhor Noriteru Fukushima, ficaram impressionados com a limpeza das instalações da embarcação e com os trajes alinhados vestidos pelos recém-chegados.
Os primeiros imigrantes japoneses foram trabalhar nos cafezais do Oeste Paulista, e o resto hoje faz parte de nossa história e de nossa cultura. País com maior número de nipo-descendentes do mundo, hoje a cultura, as tradições e a culinária japonesa fazem parte da cultura brasileira.
Como discorreu o senhor Noriteru Fukushima em sua palestra, hoje a cidade de São Paulo conta com mais restaurantes de culinária japonesa do que com churrascarias.
Essa foi a bela noite a ser lembrada.
O ano a comemorar: 2015.
Já o ano a comemorar é 2015. Além de marcar os 120 anos do tratado de amizade Japão-Brasil, 2015 marca o centenário da criação do consulado geral do Japão na cidade de São Paulo. Além disso, começam os acordos entre o Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de 2016, e Tóquio, que sediará os jogos seguintes, de 2020. Muitas parcerias e alianças, além de aprendizado comum se apresentam. Esses próximos cinco anos serão de intensa colaboração entre Brasil e Japão, segundo marcou o senhor Noriteru Fukushima.
No próximo mês de março de 2015, entre os dias 14 e 18 acontecerá a 3ª Conferência Mundial da ONU sobre Redução de Risco de Desastres. O encontro será realizado em Sendai, no Japão. E a professora Cilene Victor, da Cásper Líbero, estará entre os especialistas presentes.
Para as comemorações dos 120 anos do trabalho, o Consulado Geral do Japão tem projetos diversos, como uma espetacular queima de fogos de artifício no Parque do Ibirapuera, além da participação de um carro alegórico com cabrochas e sambistas japoneses participando do carnaval de São Paulo. Esses amantes do samba no pé desfilarão pela Escola de Samba Águia de Ouro – que tem como enredo para o próximo carnaval o tema: Brasil e Japão: 120 anos de união.
Organizado pelo coordenador do Curso de Relações Públicas, professor Sérgio Andreucci, em parceria com o grande profissional de relações públicas Carlos Kendi Fukuhara, e com a participação do Centro de Eventos Cásper Líbero, a noite teve a receita de um encontro impecável. Houve a fala introdutória de Carlos Kendi Fukuhara; as palavras de boas vindas na generosa saudação do gerente de segurança José Luciano Duarte, representando o presidente da Fundação Cásper Líbero, sr. Paulo Camarda; na fala filonipônica do professor Carlos Costa, representando a direção da faculdade. Todas aperitivos para o grande momento que foi a palestra do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima. O ato contou com presenças notáveis. Como a do desembargador Kazuo Watanabe, primeiro nipodescendente a ocupar esse cargo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Anselmo Nakatami, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão; Anacleto Hanashiro, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; Reimei Yoshioka, da Assistência Social Dom José Gaspar; Yasuyuki Hirasaki, do Centro Cultural Hiroshima; Roberto Nishio, do Instituo Brasil Japão, entre tantos outros.
Parabéns ao cônsul geral Noriteru Fukushima, a todos os presentes, aos alunos de Relações Públicas que tiveram uma grande aula de como se conduz com brilho um evento. E ao coordenador do Curso de Relações Públicas da Cásper Líbero, Prof. Sergio Andreucci, pela noite impecável que proporcionou a todos. Agora, é mãos à obra para participar das comemorações de 2015.