Nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2018 a Coordenadoria de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero realizou a Semana de Práticas Laboratoriais. Todas as atividades tiveram como propósito preparar os alunos para os desafios da profissão no que diz respeito a uma postura crítica, analítica, estratégica e incentivadora de atributos como: sensibilidade, visão sistêmica, ponderação, planejamento e cooperação entre as agências. O projeto teórico-prático experimental, proposto pela Coordenadoria, tem por finalidade alavancar a jornada dos alunos por meio do aprimoramento de conceitos e conhecimentos sobre o funcionamento do mercado de comunicação.

A programação da semana consistiu em:

3º ANO: MOSTRA DE COMUNICAÇÃO

Alunos dos terceiros anos apresentaram suas propostas de comunicação para cooperação no alcance dos objetivos de organizações do terceiro setor, para a disciplina Laboratório Aplicado de Comunicação, ministrada pela Professora Natalia de Campos Tamura. O evento reuniu e apresentou a produção dos trabalhos desenvolvidos de maneira interdisciplinar durante o ano para 22 ONGs. Tratou-se de um momento dedicado ao compartilhamento de informações, conhecimentos, vivências e experiências entre alunos, professores e até mesmo entre organizações que se dispuseram a compartilhar seus objetivos e dificuldades para elaboração dos projetos.

Desenvolvida pelas agências experimentais em parceria com ONGs ou startups, a Mostra de Comunicação proporcionou experiências e excelentes produções e propostas que certamente serão aproveitadas pelas ONGs clientes.

Este tipo de projeto é de suma importância tanto para a carreira dos estudantes de comunicação, como também para os clientes atendidos, haja visto que encontramos nas organizações do terceiro setor muitas oportunidades de ações comunicacionais. Rotineiramente, a necessidade de investimento dos recursos se refere à sobrevivência dos projetos. A criação de conhecimento e do interesse sobre a importância da comunicação na manutenção da existência das organizações faz parte da missão dos alunos de RP.

Para realização dos projetos, as agências experimentais entraram em parceria com as ONGs, participaram das atividades propostas e receberam informações administrativas para percepção e envolvimento com as situações reais das organizações. Os olhares possibilitaram trabalhos muito próximos e sensíveis às necessidades de cada uma.

Os maiores desafios para as instituições atendidas neste ano estavam entre a captação de recursos, a presença e a manutenção de voluntários, o que se traduz na necessidade de engajamento da sociedade às causas trabalhadas. As agências trabalharam no entendimento das melhores oportunidades e na criação de ações que pudessem contribuir com o alcance dos objetivos de cada instituição por meio de um plano de relações públicas. Um aspecto interessante a ser destacado é a diversidade com relação aos temas atendidos.

As organizações se empenharam para o auxílio e a melhoria da qualidade de vida de idosos, crianças, pessoas com deficiência, causas LGBT+, meio ambiente, animais em risco, moradia, arte e cultura. Após a elaboração do projeto e das apresentações, as agências ainda ambientaram espaços com o objetivo de contar as suas vivências e aproximar alunos, professores e outros visitantes das causas relatadas.

A possibilidade de escolher e trabalhar com causas e instituições que significam indivíduos e os insere na vida em sociedade faz da Mostra de Comunicação mais do que uma etapa acadêmica de Relações Públicas. Abre as portas para as relações humanas e cidadãs.

2º ANO: PROJETO INTEGRADO EMPREENDEDORISMO E COMUNICAÇÃO

Um trabalho teórico-prático que tem como objetivo preparar os alunos de Relações Públicas para os desafios da profissão incentivando uma postura crítica, analítica, estratégica e criativa da profissão. Dentre as atividades propostas ao longo do ano, envolvendo as disciplinas de Planejamento de RP e Gerenciamento da Comunicação Organizacional, ministradas pelas Professoras Carla Almeida e Ágatha Paraventi, foram criadas empresas fictícias de diversos segmentos e desenvolvidos planos de comunicação de acordo com estudos e análises realizados pelas agências experimentais.

No dia 26/11, as agências apresentaram os planos de comunicação para banca composta por professoras do curso e o cliente/empreendedor do negócio. Além disso, todas as empresas desenvolvidas foram evidenciadas em uma exposição dos serviços e produtos aberta ao público até o dia 28/11.

Foram criadas 20 empresas de diversos setores como de moda infantil, praia, íntima e sem gênero, serviços de delivery de marmitas para humanos e doguinhos, produtos cosméticos naturais e sustentáveis, doces, álbum de figurinhas customizadas, marcenaria, terapias alternativas e aplicativos de reparos domésticos, relacionamento, música, educação e entre outros.

1º ANO: LANÇAMENTO DAS AGÊNCIAS EXPERIMENTAIS DE RP

Um trabalho que une teoria e prática, envolvendo as disciplinas de Administração e Empreendedorismo em RP, Teoria e Técnicas de RP e Produção Gráfica e Imagens.

Os alunos realizaram apresentação das agências experimentais de Relações Públicas criadas ao longo do ano, contendo seus princípios organizacionais (Missão, Visão e Valores), bem como o escopo de serviços prestados.

No dia 26/11/18 as 24 agências apresentaram-se formalmente a uma banca avaliadora composta pelos professores Adriano Batista, Marcos Ryo, Patrícia Salvatori e Sérgio Andreucci. Nos dias 27 e 28/11, as agências exibiram seus vídeos institucionais e cartazes aos professores e alunos.

Confira a galeria de fotos!