Um projeto para a estruturação do Sistema Nacional de Biovigilância, o qual diz respeito à implantação de práticas, normativas e tecnologias necessárias para regular o manejo de células, órgãos e tecidos utilizados em transplantes no Brasil, está sendo desenvolvido pelas Profas. Dras. Janine Schirmer e Bartira Roza e pelo Prof. Dr. Álvaro Machado Dias, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Uma das atividades do programa é a construção de um blog com o objetivo de divulgar as informações sobre biovigilância para médicos, enfermeiros, cientistas das mais diversas áreas e famílias envolvidas com o transplante. Além de contar com redatores profissionais, a equipe do projeto está em busca de alunos de jornalismo interessados em escrita científica, para atuarem como produtores de conteúdo do blog.

Estão abertas duas vagas de iniciação científica, uma voltada à elaboração de conteúdo textual e, a outra, à produção de conteúdo multimídia (entrevistas em vídeo, infográficos, entre outros).

O trabalho é voluntário e será desenvolvido com a Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP (EPE-UNIFESP). Durante o desenvolvimento do projeto, há a possibilidade de solicitar bolsas de estudo junto à FAPESP e outras instituições, mas as bolsas não são garantidas.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

O projeto, nomeado de BRA/10/008, foi subsidiado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e é operado localmente pela Anvisa. Clique aqui para conferir o plano de atuação dos estudantes no programa.