Comida de rua

Comida-de-rua-bianca-chaer

Bianca Paulino Chaer, de 23 anos, defendeu seu TCC sobre o tema comida de rua em 2013 e, em março deste ano, publicou o livro Comida de Rua – o melhor da baixa gastronomia paulistana, um desdobramento de seu trabalho inicial.

Fã de gastronomia, a Casperiana teve a ideia em 2012, quando participou de feiras e eventos focados em comida de rua. Na época o assunto ainda estava engatinhando, mas seu faro jornalístico não errou: hoje as comidas de rua estão entre os assuntos em alta, principalmente com os food trucks, que ainda não existiam. Assim, ela elaborou dezesseis indicações de onde comer em São Paulo, com foco na história que há por trás de cada banquinha.

No dia 27 de março deste ano, Bianca lançou seu livro, que contou com um food truck no espaço. A obra inclui os perfis elaborados inicialmente em seu TCC e mais alguns, descobertos ao longo do tempo. Também traz um guia de sobrevivência, manual de etiqueta, comentários sobre os pratos servidos e fotos exclusivas.

No início, Bianca não tinha pensado em transformar o trabalho em livro, a ideia surgiu depois. Para o processo, contou com a ajuda da banca de seu TCC: “eu escolhi pessoas bem críticas: o professor Luís Mauro, o jornalista Marcelo Duarte e Luiza Fecarotta, editora do caderno Comida da Folha. Depois da defesa entrei em contato com eles de novo, que me receberam muito bem e me passaram mais anotações. Aprendi muito com o que eles indicaram para desenvolver o livro”.

Latentes

Luana Medina, 23 anos, idealizou o site Latentes: conhecendo os novos artistas de São Paulo como parte de seu TCC. Da ideia, derivou uma exposição e um espaço que serve de ponte entre instituições de arte e jovens artistas.

Na época em que decidia o tema de seu trabalho, a Casperiana também cursava artes visuais na Faculdade Armando Alvares Penteado, FAAP. Assim, resolveu combinar os dois universos: criou um site com perfis e portfólios de artistas paulistanos em começo de carreira, traçando um panorama de suas criações. “Percebi que eles têm dificuldade em falar sobre o próprio trabalho e que o jornalismo tem que intermediar esse tipo de conversa”, comentou Luana.

O site também contém textos críticos de artistas e professores sobre o trabalho dos estudantes e servirá permanentemente como ponte entre eles e galerias de arte, podendo ser atualizado com novas produções e outros artistas.

A ideia de fazer uma exposição para comemorar o lançamento do site veio depois, quando encontrou a Galeria Arterix, em Pinheiros, interessada em jovens. A mostra, realizada entre outubro e novembro de 2014, contou com a presença dos dez artistas que estão no site e seus trabalhos.

Gabriel Monteiro, aluno de jornalismo da Cásper Líbero, que cursava artes visuais na UNESP, foi um dos convidados de Luana para participar do projeto. Ele já ilustrou um dossiê na revista Cult, mas essa era sua primeira exposição em galeria. Para ele, o mais difícil foi escolher o preço de suas peças. O Casperiano também comentou o trabalho de Luana: “O mais legal do trabalho é que ela acompanhou a gente durante um ano para poder construir os perfis que estão no site, registrando esse momento do estudante”.