Por Ricardo Morales, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

Cada vez mais um jornalista tem que estar preparado para as mudanças e avanços que o mercado de trabalho sofre. Pensando nisso, a Faculdade Cásper Líbero lançou os cursos “Técnicas de Apuração Jornalística” e “Jornalismo de Dados – Como entrevistar planilhas para cavar pautas” visando mostrar como estes processos são importantes para o preparo do comunicador.

Ministrados pela professora, jornalista e doutora em comunicação e informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Taís Seibt, os cursos buscam instruir profissionais de comunicação no processo de criação de uma reportagem e prepará-los para as demandas do mercado.

“Técnicas de Apuração é uma demanda mais voltada a estudantes e jovens jornalistas que procuram dicas práticas sobre o processo de reportagem. Já Jornalismo de Dados vem com a intenção de promover uma introdução a essa especialidade que vem se tornando cada vez mais demandada no mercado jornalístico”, explica.

Para um jornalista, algumas práticas são essenciais. Segundo a docente, estes temas fazem parte do cotidiano do comunicador contemporâneo e são essenciais para seu desenvolvimento.

“Ter uma formação complementar especifica nessas áreas é um diferencial, pois demonstra atualização profissional, que aumenta seu repertório ao se aprofundar em novas técnicas e temas como estes.”, afirma Seibt.

A professora também lecionará sobre “Marketing Político nas redes sociais”, junto do professor Sérgio Trein. Nesse curso são analisados e demonstrados como se dá o uso político das redes sociais em modo geral, seja em época de eleição ou não. Segundo Taís, o uso das redes nesse âmbito é algo recorrente e que vem se tornando cada vez maior.

“O uso político das redes sociais já era uma realidade desde as eleições passadas. (…) Nesse sentido, eu e o Sérgio iremos debater a construção de imagem pública nas redes de forma ética e responsável”.

Todos os cursos serão no formato online. As inscrições estão abertas e disponíveis nos links abaixo:

Técnicas de Apuração Jornalística

Jornalismo de Dados – Como entrevistar planilhas para cavar pautas

Marketing Político nas redes sociais