Por Felipe Ockner Rezende – Aluno de Jornalismo

Durante a Semana de Comunicação Esportiva, Robson Morelli – editor do Estadão por 20 anos e comentarista esportivo da Paramount – e Zé Gonzalez – Gerente de Conteúdo na Federação Paulista de Futebol, com passagem pelo Globo Esporte, – discutiram a evolução na produção de conteúdo multiplataforma. Ambos ressaltaram as constantes mudanças no perfil do público, o impacto da inteligência artificial, e as estratégias para abordar narrativas que cativam o público, além de como adaptá-las aos formatos das redes sociais.

Morelli explicou que as funções durante a produção de conteúdos são exercidas das mesmas maneiras, mas que elas seguem um novo modo de serem executadas em diversos meios. “A gente continua apurando, continua checando e informando, mas de forma diferente”, afirma.

Porém, em um cenário onde a inteligência artificial já é parte do cotidiano, o editor do Estadão ressalta a importância de se diferenciar da tecnologia, e acredita que a chave para isso está na paixão pelo jornalismo.

Já Zé Gonzalez analisa que a produção de conteúdo para plataformas digitais é mais segmentada e pode ser uma boa ferramenta devido à sua interatividade.

“A rede social tem uma caixa de diálogo muito fácil; se você tiver um canal com 100 seguidores, por exemplo, não é difícil conversar com esses seguidores. Você pode abrir uma live, DM e pesquisas para entender o que esse público quer”, comenta Zé.

Além disso, Gonzalez descreveu como abordar e elaborar pautas no esporte, explicando que elas não estão na pista ou em campo, e sim com as pequenas coisas que muitas vezes não são perceptíveis em uma transmissão. “Quem fez o gol é commodity; a história da reportagem está fora de campo”, conclui.

Ao final da palestra, os profissionais destacam que a aprendizagem contínua de novas ferramentas, abordagens e técnicas é essencial para que o jornalista se adapte ao mercado, onde ele já sai da formação preparado para atuar em múltiplas plataformas.