Ícone do título

#PesquisanaCásper


A 17ª edição do Fórum de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero é #PesquisanaCásper, uma intervenção digital para promover nas redes sociais a circulação de materiais multimídia e multiplataforma relacionados aos estudos desenvolvidos por alunos de iniciação científica e professores da Cásper.


O evento tem como objetivos divulgar as pesquisas discentes e docentes, promover o diálogo entre os pesquisadores e apresentar para a comunidade casperiana os estudos desenvolvidos na faculdade.


Buscando inovar na forma como o Fórum será organizado, em razão dos cuidados que a pandemia ainda exige, o Centro Interdisciplinar de Pesquisa coordenou a criação desta página, onde as produções estão reunidas. A “intervenção digital” por meio das redes sociais da faculdade acontece no dia 21 de outubro.


A ideia é que, durante o dia, as mídias digitais da Cásper tenham como tema principal as 30 pesquisas realizadas sob a supervisão do CIP.


Além da ação de divulgação nas redes, a 17ª edição do Fórum de Pesquisa irá proporcionar a tão necessária troca entre os grupos de pesquisa, por meio de rodas de conversa em modalidade remota e aberta à participação de toda a comunidade.


Confira a programação das rodas de conversa


A seguir, você confere as 30 pesquisas, com título e uma breve descrição. Clique no botão de + para ver os materiais multimídia sobre as pesquisas, como resumos, artigos, vídeos, imagens, infográficos e o link de acesso para o Podcast PesquisAR  (o programa de divulgação científica realizado em parceria com a Rádio Gazeta Online).








Comunicação Social: formação e mercado de trabalho


O prof. Jefferson Mariano analisa a empregabilidade de jornalistas entre 2015 e 2018. Contratação aumentou em áreas típicas da Comunicação.




+







A nostalgia como estratégia de apelo ao consumo


A aluna Maria Antônia Anacleto analisa o vintage, o retrô e o comportamento de consumo dos jovens.




+







Explicando: jornalismo explicativo no streaming


A aluna Letícia Brito analisa tendências de formato, plataforma e gênero com base na série “Explicando”, produzida pelo portal Vox e disponibilizada na plataforma de streaming Netflix.




+







Jornalismo sobre alimentação, culinária e gastronomia


A profa Helena Jacob faz um estudo de caso dos TCCs do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero no período de 2010/2019.




+







Marketing e promoção política em ambientes digitais


O aluno Arthur Guimarães de Oliveira analisa estratégias algorítmicas de direcionamento de conteúdos.




+







Aspectos Poéticos e Performáticos em documentários sobre o golpe de 2016


O prof. Marcelo Soler tece considerações sobre possíveis relações entre política e estética.




+







Evolução do jornalismo newsgames


O prof. Gilberto Faria analisa o que as notícias podem aprender com os jogos.




+







Cultura do cancelamento


A aluna Isabella Vilchez analisa o fenômeno à luz das teorias da sociedade do espetáculo.




+







O imaginário ocidental sobre o continente africano


A aluna Marina Lourenço analisa o poder da fotografia na construção do que pensamos sobre a África.




+







A importância da filosofia nos processos comunicacionais


O aluno Gabriel Fagundes analisa a influência da disciplina na formação crítica do jornalista.




+







Videogames, indústria e (des)politização


O aluno Bruno Galvão desenvolve trabalho que problematiza os posicionamentos políticos dos gamers.




+







A comunicação e o Diário de Anne Frank


A aluna Fatime Ghandour analisa os dispositivos comunicacionais contidos na obra.




+







Negros no cinema


O aluno Clovis de Souza Filho analisa a representação de negros a partir da perspectiva de autores e produções brancas.




+







Credibilidade jornalística com o avanço da desinformação


O aluno Boris Bellini analisa a confiança na imprensa em tempos de excesso informativo.




+







Comunicação e inovações em repertórios de protestos em movimentos sociais


O prof. João Alexandre Peschanski analisa a política de gênero e a inovação tática em movimentos sociais rurais brasileiros a partir do episódio conhecido como “O grito das mudas”.




+







A representação dos estereótipos femininos


A aluna Bianca Mathias Barbosa analisa a imagem da mulher nas campanhas publicitárias da DOVE.




+







O negligenciado potencial da Comunicação Estratégica no ecossistema de inovação


O aluno João Giacon realiza estudo exploratório com 10 Incubadoras brasileiras e analisa a Comunicação nas incubadoras de startups.




+







Nietzsche e os valores do Insta


A aluna Renata Koraicho analisa valores veiculados nas 10 maiores contas de Instagram do Brasil a partir das ideias do filósofo Nietzsche.




+







#20centavos e #vemprarua


A aluna Beatriz Salvia analisa os circuitos de circulação das hashtags durante as manifestações de 2013.




+







“Mulher de preso”: histórias narradas por familiares de detentos em uma página de Facebook


A aluna Tiemi Osato analisa as narrativas identitárias, biográficas, humorísticas, informativas e de denúncia compartilhadas por mulheres que visitam pessoas na prisão.




+







A reinvenção do mito econômico


O prof. Tiago da Mota e Silva desenvolve estudo sobre a noção de sustentabilidade no stakeholder capitalismdo Fórum Econômico Mundial de 2020.




+







O comportamento da mídia na era da pós-verdade


A aluna Ivana Fontes analisa o posicionamento dos veículos de comunicação diante da CPMI das fakenews.




+







Notícias caça-cliques e engajamento na política


A aluna Giovanna Bicalho analisa o impacto para a editoria de política do portal R7 dos conteúdos clickbait veiculados em redes sociais.




+







Comunicação e Instagram


A aluna Karolyne Oliveira analisa o storytelling criado por Manu Gavassi em seu Instagram durante o BBB20.




+







A trajetória artística de Beyoncé e a luta contra o racismo


O aluno Pedro Figueiredo analisa a carreira da cantora à luz das teorias da sociedade do espetáculo e da espiral do silêncio.




+







Representação de pessoas com autismo


O aluno João Malafaia analisa a imagem de pessoas com autismo manifestada no seriado Atypical.




+







Bjork Digital


A aluna Laura Navarro analisa a tecnologia VR como o futuro do videoclipe.




+







A sobrecarga informativa no contexto hipermidiático atual


A aluna Helena Figueroa analisa práticas como o media literacy e outras estratégias para atenuar o fenômeno da desinformação.




+







Pixels e Voxels


O prof. Marcos Ryo desenvolve um estudo exploratório sobre os vídeos imersivos e potenciais aplicações de relevância social.




+