#PesquisanaCásper

 

A 17ª edição do Fórum de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero é #PesquisanaCásper, uma intervenção digital para promover nas redes sociais a circulação de materiais multimídia e multiplataforma relacionados aos estudos desenvolvidos por alunos de iniciação científica e professores da Cásper.

O evento tem como objetivos divulgar as pesquisas discentes e docentes, promover o diálogo entre os pesquisadores e apresentar para a comunidade casperiana os estudos desenvolvidos na faculdade.

Buscando inovar na forma como o Fórum será organizado, em razão dos cuidados que a pandemia ainda exige, o Centro Interdisciplinar de Pesquisa coordenou a criação desta página, onde as produções estão reunidas. A “intervenção digital” por meio das redes sociais da faculdade acontece no dia 21 de outubro.

A ideia é que, durante o dia, as mídias digitais da Cásper tenham como tema principal as 30 pesquisas realizadas sob a supervisão do CIP.

Além da ação de divulgação nas redes, a 17ª edição do Fórum de Pesquisa irá proporcionar a tão necessária troca entre os grupos de pesquisa, por meio de rodas de conversa em modalidade remota e aberta à participação de toda a comunidade.

 

Confira a programação das rodas de conversa

 

A seguir, você confere as 30 pesquisas, com título e uma breve descrição. Clique no botão de + para ver os materiais multimídia sobre as pesquisas, como resumos, artigos, vídeos, imagens, infográficos e o link de acesso para o Podcast PesquisAR  (o programa de divulgação científica realizado em parceria com a Rádio Gazeta Online).

Comunicação Social: formação e mercado de trabalho

O prof. Jefferson Mariano analisa a empregabilidade de jornalistas entre 2015 e 2018. Contratação aumentou em áreas típicas da Comunicação.

+

A nostalgia como estratégia de apelo ao consumo

A aluna Maria Antônia Anacleto analisa o vintage, o retrô e o comportamento de consumo dos jovens.

+

Explicando: jornalismo explicativo no streaming

A aluna Letícia Brito analisa tendências de formato, plataforma e gênero com base na série “Explicando”, produzida pelo portal Vox e disponibilizada na plataforma de streaming Netflix.

+

Jornalismo sobre alimentação, culinária e gastronomia

A profa Helena Jacob faz um estudo de caso dos TCCs do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero no período de 2010/2019.

+

Marketing e promoção política em ambientes digitais

O aluno Arthur Guimarães de Oliveira analisa estratégias algorítmicas de direcionamento de conteúdos.

+

Aspectos Poéticos e Performáticos em documentários sobre o golpe de 2016

O prof. Marcelo Soler tece considerações sobre possíveis relações entre política e estética.

+

Evolução do jornalismo newsgames

O prof. Gilberto Faria analisa o que as notícias podem aprender com os jogos.

+

Cultura do cancelamento

A aluna Isabella Vilchez analisa o fenômeno à luz das teorias da sociedade do espetáculo.

+

O imaginário ocidental sobre o continente africano

A aluna Marina Lourenço analisa o poder da fotografia na construção do que pensamos sobre a África.

+

A importância da filosofia nos processos comunicacionais

O aluno Gabriel Fagundes analisa a influência da disciplina na formação crítica do jornalista.

+

Videogames, indústria e (des)politização

O aluno Bruno Galvão desenvolve trabalho que problematiza os posicionamentos políticos dos gamers.

+

A comunicação e o Diário de Anne Frank

A aluna Fatime Ghandour analisa os dispositivos comunicacionais contidos na obra.

+

Negros no cinema

O aluno Clovis de Souza Filho analisa a representação de negros a partir da perspectiva de autores e produções brancas.

+

Credibilidade jornalística com o avanço da desinformação

O aluno Boris Bellini analisa a confiança na imprensa em tempos de excesso informativo.

+

Comunicação e inovações em repertórios de protestos em movimentos sociais

O prof. João Alexandre Peschanski analisa a política de gênero e a inovação tática em movimentos sociais rurais brasileiros a partir do episódio conhecido como “O grito das mudas”.

+

A representação dos estereótipos femininos

A aluna Bianca Mathias Barbosa analisa a imagem da mulher nas campanhas publicitárias da DOVE.

+

O negligenciado potencial da Comunicação Estratégica no ecossistema de inovação

O aluno João Giacon realiza estudo exploratório com 10 Incubadoras brasileiras e analisa a Comunicação nas incubadoras de startups.

+

Nietzsche e os valores do Insta

A aluna Renata Koraicho analisa valores veiculados nas 10 maiores contas de Instagram do Brasil a partir das ideias do filósofo Nietzsche.

+

#20centavos e #vemprarua

A aluna Beatriz Salvia analisa os circuitos de circulação das hashtags durante as manifestações de 2013.

+

“Mulher de preso”: histórias narradas por familiares de detentos em uma página de Facebook

A aluna Tiemi Osato analisa as narrativas identitárias, biográficas, humorísticas, informativas e de denúncia compartilhadas por mulheres que visitam pessoas na prisão.

+

A reinvenção do mito econômico

O prof. Tiago da Mota e Silva desenvolve estudo sobre a noção de sustentabilidade no stakeholder capitalismdo Fórum Econômico Mundial de 2020.

+

O comportamento da mídia na era da pós-verdade

A aluna Ivana Fontes analisa o posicionamento dos veículos de comunicação diante da CPMI das fakenews.

+

Notícias caça-cliques e engajamento na política

A aluna Giovanna Bicalho analisa o impacto para a editoria de política do portal R7 dos conteúdos clickbait veiculados em redes sociais.

+

Comunicação e Instagram

A aluna Karolyne Oliveira analisa o storytelling criado por Manu Gavassi em seu Instagram durante o BBB20.

+

A trajetória artística de Beyoncé e a luta contra o racismo

O aluno Pedro Figueiredo analisa a carreira da cantora à luz das teorias da sociedade do espetáculo e da espiral do silêncio.

+

Representação de pessoas com autismo

O aluno João Malafaia analisa a imagem de pessoas com autismo manifestada no seriado Atypical.

+

Bjork Digital

A aluna Laura Navarro analisa a tecnologia VR como o futuro do videoclipe.

+

A sobrecarga informativa no contexto hipermidiático atual

A aluna Helena Figueroa analisa práticas como o media literacy e outras estratégias para atenuar o fenômeno da desinformação.

+

Pixels e Voxels

O prof. Marcos Ryo desenvolve um estudo exploratório sobre os vídeos imersivos e potenciais aplicações de relevância social.

+