Ementa

Fundamentação conceitual e prática dos campos de comunicação organizacional e de relações públicas. Planejamento e estratégia na comunicação das organizações. Estudo das relações de interculturalidade: micro e macropercepções. Conceitos e linhas de classificação de públicos estratégicos. Noções de lobby. Relações com a mídia: assessoria de imprensa, opinião pública, instrumentos de divulgação. Técnicas e estratégias de relacionamento com a imprensa: media training. Identidade, imagem, reputação e gerenciamento de conflitos e de crises. Crises de imagem nos ambientes virtuais. As imbricações entre mídia paga e mídia não paga. Clínicas de gerenciamento de crise.

Descrição

O maior patrimônio de uma organização é a sua marca, resultado da projeção da sua imagem e da reputação que ela tem perante seus públicos. A construção de uma imagem vem de um trabalho de longo prazo, iniciado fundamentalmente pela consolidação de uma cultura organizacional, de uma identidade organizacional, das estratégias de comunicação e da mensuração periódica dos seus resultados.

Trabalhar com plano estratégico de gestão de crises, além de preparar a instituição para agir com propriedade e eficiência em situações indesejadas de vulnerabilidade, auxilia de forma estruturada na condução da gestão de pessoas e de processos de trabalho. A verificação constante das anomalias e dos problemas, além de evitar possíveis crises, ajuda na eficiência das empresas. Preparar as organizações para situações de crise é fundamental para salvaguarda da sua imagem e consequentemente para sobrevivência da própria instituição.

A disciplina Comunicação e Crise: a Organização na Era da Imagem tem o objetivo de debater e apresentar aos alunos as técnicas de gerenciamento de crise; a formação da identidade, imagem e reputação; análise de tendências e estudos do micro e macro ambientes; o ambiente e o relacionamento com a imprensa; as características da mídia; as técnicas para a formação do porta-voz; simulação de crise; media training e a elaboração do plano de contingências.

Docente: Sergio Andreucci

Relações Públicas (Cásper Líbero – 1990), pós-graduado em Marketing pela FECAP (1992), Especialista em Gestão pela Qualidade – UFMG (1996), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV (1998) e Mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero (2006). Professor decano e atual coordenador do Curso de RP da Faculdade Cásper Líbero (1994), professor do Curso de pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, professor convidado do Curso de pós-graduação de Marketing Político e de Comunicação e Marketing da ECA / USP (2004). Professor convidado dos cursos de pós-graduação em comunicação da FIA e Universidade do Contestado – SC (2011). Foi coordenador do Curso de Comunicação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal (2001-2006), professor de Administração Publicitária do Unisal (2001-2006), professor do Curso de Pós-Graduação em Comunicação Empresarial da ESPM (1998 -1999), Sócio participante do Clube de Criação de São Paulo, trabalhou como Relações Públicas, Gerente de Marketing, Gerente de Comunicação e Diretor de Marketing em empresas dos setores público e privado. Consultor de comunicação da Duke Energy International, EDP – Energias de Portugal, Andritz Hydro Inepar e Bridgestone. É sócio-diretor da Andreucci Comunicação, empresa fundada há 14 anos.

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