Ementa

Tecnologia e sociedade: redes sociotécnicas. Espaços de fluxos, dinâmicas de rede e capital social (bond and bridge). Emergência. Inteligência coletiva. Mídias locativas e territórios informacionais. Novos modos de produção, distribuição/compartilhamento, consumo/apropriação de bens culturais e de conhecimento. Economia “do dom” e da atenção. Cauda longa e crowdsourcing. Redes de colaboração P2P. A esfera pública interconectada. Transparência e open source. Creative commons, mashups, remix e memes.

Descrição

Esta é uma das disciplinas básicas do curso de Pós-graduação em Teorias e Práticas da Comunicação.

Em “Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura”, vamos desenvolver 12 tópicos fundamentais para o entendimento dos novos ambientes de criação e interação, baseados em tecnologias de informação e comunicação digitais.

Há uma profunda interconexão entre esses tópicos. Por exemplo: ao falar da “virada cibernética” do pós-II Guerra, estamos falando das principais questões relacionadas às “dimensões políticas das redes” e à “cultura hacker”. Quando desenvolvemos alguns dos temas relacionados aos “software studies”, somos obrigados a pensar nos fenômenos ligados ao “big data”, à “identificação de padrões” e aos sistemas de “curadoria” e “visualização de dados”.

Temas relacionados ao “capital social” associam-se às “dinâmicas de redes”, aos fenômenos de “emergência” (bottom-up) e de “inteligência coletiva”. A “cultura hacker” e a “cibercultura” ligam-se a questões como a “cultura do compartilhamento” e suas tensas relações com os limites dos “direitos autorais” – na forma do copyright.

Vamos analisar, ainda, um conjunto de estratégias de ação política centradas nas políticas de “transparência” e de “dados abertos” e na crescente preocupação com os novos sistemas de “vigilância” digitais.

Deixamos para o fim, a abordagem dos novos “dispositivos móveis” e os seus usos no cotidiano. A partir desses usos, podemos identificar formas interessantes de produção de “territórios informacionais”.

Docente: Liráucio G. Junior

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Sua dissertação de mestrado versou sobre o Sindicalismo de classe média – o sindicalismo bancário. Doutorou-se em Sociologia na Universidade de São Paulo e sua tese foi publicada sob o título Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação, pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. Foi pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero e publicou diversos artigos acadêmicos na área de Sociologia, Estudos Culturais, Cultura de Consumo e Cultura de Rede. Participou do grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede” na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, onde desenvolveu estudos sobre as às “Novas Tecnologias e Cultura de Rede”. Lecionou Sociologia das Redes Sociais no curso de pós-graduação da Faculdade Belas Artes. Desde 1993 leciona a disciplina Sociologia Geral e da Comunicação na Faculdade Cásper Líbero. É também professor dessa disciplina nos cursos de Comunicação Social da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 1997.

Ver Currículo