Ícone do título

Jornalismo em plataformas digitais

Celso Dario Unzelte

Jornalista e pesquisador, nasceu em São Paulo (SP), no dia 27 de fevereiro de 1968. Iniciou a carreira como repórter da revista Placar, em 1990.

Com vivencia em agências de comunicação, tem passagem pelo Banco de Eventos, Dabster, Grupo Fischer América, entre outros. Formado em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero, pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM e mestrando em Comunicação Contemporânea também pela Cásper Líbero, é coautor dos livros “Marketing Promocional – Um Olhar Descomplicado” e “Trade Marketing – Ponto de Vista Expandidos”. É palestrante e professor de pós-graduação / MBA na FIA (Fundação Instituto de Administração), Damásio Educacional e BI Internacional, além da graduação na Cásper Líbero.

Temas de interesse: Jornalismo Marketing Comunicação BI Trade Marketing

Eduardo Nunomura

Doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados e da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Primeiro lugar no Prêmio Francisco Morel, em nível de mestrado, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2013. Atualmente, é professor de graduação e pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero. Possui graduação em Jornalismo (1995) e em Ciência da Computação pela USP (1991), onde também cursou o bacharelado em Economia (1998). Atua como jornalista profissional por duas décadas, com passagem nos principais veículos impressos do País (Folha de S.Paulo, Veja e Estadão) e colaboração para as principais editoras do país. É editor de cultura da revista CartaCapital. Tem experiência jornalística nos assuntos ligados à cultura política, à economia, a problemas sociais, ao meio ambiente e sustentabilidade, e à cultura. Na pesquisa, trabalha com temas ligados ao jornalismo, comunicação política e opinião pública.

Temas de interesse: Jornalismo Comunicação Direito Cultura Política Economia

Helena Maria Afonso Jacob

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre ambientes midiáticos da gastronomia.

Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição – também com pesquisa sobre mídia, cultura e gastronomia brasileira. Coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e professora de Jornalismo de Revista para os quartos anos. Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuou em diversas empresas de mídia impressa na área de design editorial, Do Lance! ao jornal Destak, passando pelas revistas Você SA e Nova Escola, da Editora Abril; Monet, da Editora Globo; e ainda jornal Valor Econômico. Atuou como repórter especial na revista Forbes, jornal Gazeta Mercantil e veículos customizados. Desenvolve atualmente trabalhos autônomos de geração de conteúdo e de criação de projetos gráficos. Participa dos grupos de pesquisas ESPAAC (Espaço-Cultura-Visualidade), da PUC-SP, e do GECCO (Comunicação, Cultura e Entretenimento), da ESPM. Em ambos desenvolve pesquisas sobre as linguagens do sistema cultural da comunicação.

Temas de interesse: Jornalismo Semiótica Comunicação Mídia Cultura Imagem Entretenimento

Michelle Prazeres Cunha

Jornalista, Doutora em Educação (USP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre a comunicação e a cultura slow.

Na Cásper Líbero, leciona a disciplina Jornalismo em Ambientes Digitais no curso de Jornalismo e é Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP). É autora e coautora de publicações como: Um mundo de mídia: diálogos sobre comunicação e participação (Editora Global, 2009), A sociedade ocupa a TV: o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia (Intervozes, 2007); Contribuições para a construção de indicadores do Direito à Comunicação (Intervozes, 2010) e Inovação tecnoeducativa: Um olhar para projetos brasileiros (Fundação Telefônica e OEI, 2011).

Temas de interesse: Jornalismo Jornalismo Slow Comunicação Semiótica Digital Mídia

Welington Andrade

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

Desde 1997, é professor da Faculdade Cásper Líbero. Organizou o livro Imagens da era Vargas: artigos, fábulas e memórias (Sesc-SP, 2004) e coordenou a coleção Clássicos adaptados, da Editora Larousse do Brasil (2005-2006). Foi curador dos projetos “Bernard Shaw, Um Porto de Passagem” (Sesc Vila Mariana, 2004), “Vigília Literária” (Instituto Itaú Cultural, 2005) e “Em Cena, Ações! – Leituras Cênicas e Musicais” (Sesc Ipiranga, 2005-2006). Em 2010, foi professor-palestrante da disciplina História do Teatro no curso de Artes Cênicas da ECA-USP. É autor de um dos capítulos da História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas (Editora Perspectiva/Edições Sesc-SP, 2013) e colunista de teatro da revista Cult.

Temas de interesse: Literatura Arte Imagem Jornalismo Comunicação

Edson Rossi - Professor(a) Convidado

Laboratório de Inovação: Modelos de Gestão em Jornalismo e Comunicação Organizacional

José Antonio Geraldes Graziani Vieira Lima - Professor(a) Convidado