Ícone do título

Corpo Docente

Jornalismo Esportivo

Foto do Professor

Celso Cardoso (Professor convidado)

Nascido em São Paulo, iniciou carreira como locutor, aos 17 anos, gravando comerciais na Decson Publicidade, em Ribeirão Preto.

Em julho de 1987, foi contratado pela Rádio Diário FM, da mesma cidade. Aprovado no vestibular de jornalismo do Instituto Metodista de Ensino Superior, em 1988, voltou a São Paulo e se tornou locutor da Rádio 97 FM, de Santo André. Três meses mais tarde, foi convidado para trabalhar na Rádio Antena Um, onde permaneceu até 1993. Em 1990, entrou para a equipe de jornalismo da Rádio Capital AM, onde atuou como locutor e repórter até outubro de 1991.
Em novembro do mesmo ano, foi contratado pela TV Gazeta, para produzir o Jornal Gazeta Nacional. Em 1992, o jornalista Celso Cardoso foi promovido para a reportagem e, em 1998, foi efetivado na apresentação do programa Gazeta Esportiva. Em 2000, assumiu a edição e apresentação da Editoria de Esportes do Jornal da Gazeta, ancorado pela jornalista Maria Lydia Flândoli. Foi Âncora do Programa Mesa Redonda Nova Geração, em 2002. Na Rádio Gazeta AM, participou da apresentação do programa Disparada no Esporte em 2005 e 2006.
Como professor, foi docente de prática de locução da Radioficina, em 1991, e no Senac, no período entre 1992 e 1998. Atualmente ministra o Curso de Locução para Telejornal na Faculdade Cásper Líbero, atividade que o jornalista concilia com a apresentação do programa Gazeta Esportiva, do Jornal da Gazeta e com a carreira de cantor.

Foto do Professor

Erick Castelhero (Professor convidado)

Editor Executivo do site GazetaEsportiva.com e Presidente ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo).

Erick Castelhero é escritor, palestrante e jornalista graduado na Universidade São Judas Tadeu e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Iniciou a carreira profissional em 1983 no jornal A Gazeta Esportiva, cobriu Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, Jogos Pan-americanos, Fórmula 1, campeonatos mundiais de diversas modalidades esportivas pelo Brasil e em vários países. É Editor Executivo do Portal Gazeta Esportiva, da Agência de Notícias Gazeta Press e do Jornal A Gazeta. É presidente da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), diretor-fundador da ACEB (Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil), diretor do Panathlon/São Paulo e voluntário da Cruz Vermelha Brasileira. Integra o Comitê Organizador da Corrida Internacional de São Silvestre, Corrida de São Silvestrinha e Prova Ciclística Internacional 9 de Julho. Pela sua trajetória no jornalismo, recebeu homenagem e foi um dos 12.000 condutores da Tocha Olímpica nos Jogos Rio 2016.

Foto do Professor

Flavio Prado (Professor convidado)

Apresentador do programa Mesa Redonda e comentarista do programa Gazeta Esportiva e da Rádio Jovem Pan.

Professor universitário há 20 anos e profissional do jornalismo esportivo desde 1974, iniciou a carreira jornalística na TV Gazeta, com passagens pelas TVs Record, Bandeirantes e Cultura, tendo voltado à TV Gazeta em 2003.

Foto do Professor

Michelle Giannella (Professora convidada)

Jornalista, apresentadora dos programas Gazeta Esportiva e Mesa Redonda, gerente de esportes da TV Gazeta e advogada.

Formada modelo e manequim pelo SENAC, Michelle Giannella abandonou as passarelas para se formar em jornalismo pela Faculdade Cásper Libero. Além de apresentar o programa Gazeta Esportiva desde 29 de dezembro de 2000, faz parte do grupo de jornalistas do programa Mesa Redonda, ambos na Rede Gazeta, desde 2003. Ao lado de Flávio Prado, é a apresentadora do Troféu Mesa Redonda, o “Oscar” do esporte que premia os melhores do Campeonato Brasileiro e os destaques do mundo do esporte.
Michelle já passou por outras redações. Na Rede Gazeta, antes de ir para a Editoria de Esporte, foi produtora e repórter do programa “Mulheres”. Na Internet, foi editora do site Virgulando, do portal Vírgula, onde coordenou a área de cultura e entretenimento. Também foi editora-chefe do site Estrelando, hospedado no R-7. Em jornal impresso, foi repórter de A Gazeta Esportiva. Em rádio, trabalhou na Jovem Pan FM como produtora do programa “Fala Sério”. Em 2012, formou-se em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e tirou sua carteira de advogada pela OAB.

Foto do Professor

Ricardo Nóbrega (Professor convidado)

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e responsável pela equipe de PR da Fundação Cásper Líbero e suas unidades de negócio.

Jornalista com especialização em Comunicação Corporativa e Relações Públicas. Também é Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero com a pesquisa "As Transformações do Media Training na Sociedade de Plataforma". Atuou em projetos para empresas, como: Capgemini, Embratel, MSI Computer, Rossi Construtora e Confernar. Atualmente, é responsável pela equipe de PR da Fundação Cásper Líbero e suas unidades de negócio: TV Gazeta, Gazeta FM, Gazeta Esportiva, Faculdade Cásper Líbero, Corrida de São Silvestre e Prova Ciclística 9 de Julho. Também é Consultor em projetos de social media e treinamentos para a Agência Truly, em São Paulo. Foi professor de cursos livres pelo Senac com os temas Técnicas de Redações Jornalísticas e Media Training. Desde 2016, é articulista do Portal Comunique-se. Em 2021, passou a oferecer cursos de Social Media Training pela Cásper Líbero.