INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR DE VERÃO 2025 Fechar
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Regulamento

1. NOME DO CURSO

Pós-graduação Lato Sensu

2. OBJETIVOS

A Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, da Faculdade Cásper Líbero, oferece as modalidades presencial e EaD (Ensino à Distância), e é orientada pela Resolução CNE/CES (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior) nº 1, de 06 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no Brasil, em nível de Especialização.

São dois objetivos principais:
a) Formar especialistas na área de Comunicação, nas suas diversas subáreas.
b) Qualificar e atualizar profissionais para o mercado de Comunicação.

3. PÚBLICO-ALVO

Graduados em Comunicação e em outras áreas do conhecimento, com interesse na formação especializada em Comunicação e na qualificação para o mercado.

4. ESTRUTURA GERAL

A Faculdade Cásper Líbero atualmente oferta Pós-Graduação Lato Sensu em duas modalidades: presencial e EaD (Ensino a Distância), a saber:

Ensino Presencial
a) Jornalismo em Plataformas Digitais;
b) Marketing e Publicidade em Mídias Digitais;
c) Comunicação Organizacional;
d) Jornalismo Esportivo.

Ensino a Distância (EaD):
a) Inteligência artificial e Comunicação Corporativa
b) Comunicação Estratégica e Branding
c) Marketing e Mídias Sociais

Os alunos devem cursar os componentes conforme matriz curricular presente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), disponível no site e na biblioteca da Faculdade.

O aluno que realizar a reserva de vaga em um curso que não alcançar o quórum mínimo exigido para a formação de turma terá o direito de solicitar, sem custos, sua transferência para outro curso.

5. INSCRIÇÃO

Na inscrição, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG/CPF
– Foto atual
– Diploma de conclusão da graduação

O preenchimento do formulário de inscrição e envio dos documentos serão realizados por meio do Portal do Aluno, caracterizando apenas a reserva de vaga. A matrícula será efetivada somente após o pagamento da primeira parcela e a assinatura do contrato específico.

6. MATRÍCULA

No ato da primeira matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– Certificado de conclusão da graduação
– Título de eleitor
– Reservista
– Comprovante de Endereço
– Histórico escolar da graduação

O aluno regular deverá efetuar o aditamento de sua matrícula a cada semestre.

Todas as obrigações financeiras, como matrícula, taxas e eventuais multas, deverão ser resolvidas pelo aluno diretamente no Portal do Aluno

7. FREQUÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO E PRÉ-REQUISITO

Frequência

a) Cursos presenciais
A frequência mínima obrigatória nos componentes curriculares é de 75% (setenta e cinco por cento). O aluno que ultrapassar 25% (vinte e cinco por cento) de faltas em um componente será reprovado, ficando impossibilitado de validá-lo em seu Histórico Escolar.

b) Cursos EaD (Ensino a Distância)
A frequência nos cursos de Ensino a Distância será avaliada pelo cumprimento de 75% das atividades disponibilizadas no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), de acordo com as trilhas compostas por materiais didáticos, focados em estudos de caso e desenvolvimento de habilidades práticas nos componentes curriculares, com conteúdos assíncronos e síncronos.

Componentes Curriculares Híbridos (aulas ao vivo com professores)

A trilha de aprendizagem interativa é composta por: aulas ao vivo, guias de estudo com curadoria de conteúdo teórico, fóruns, estudos de caso, avaliações objetivas e práticas e outros materiais multimídia.

As aulas ao vivo ocorrem nas segundas e quartas-feiras, e nas terças e quintas, a depender do curso, das 19h às 21h.

Componentes Curriculares Assíncronos (videoaulas e mesacasts gravados com professores e convidados)

As aulas assíncronas com conteúdos teórico-práticos com acesso remoto. A trilha de aprendizagem é composta por videoaulas gravadas, guias de estudo com curadoria de conteúdo teórico, fórum de debate, estudos de caso e avaliações objetivas com verificação de conceitos.

Avaliação e Conteúdo

Para as modalidades presencial e EaD:
A nota mínima para aprovação em cada componente curricular é 7,0 (sete).

Em caso de reprovação, o aluno dos cursos presencial e EaD deverão refazer o componente curricular ou, com anuência da Coordenação, cursar um outro componente para concluir seus créditos. O pagamento será proporcional à carga horária da componente a ser cursada.

a) Cursos presenciais
A verificação do rendimento será aferida ao final de cada componente, devendo o aluno passar obrigatoriamente por pelo menos uma avaliação individual e/ou em avaliações em grupo.

b) Cursos EaD
A verificação do rendimento será aferida ao final de cada componente, considerando as atividades organizadas nas trilhas de aprendizagem realizadas pelo aluno.

Componentes assíncronos
Unidades 1, 2 e 3 – Avaliação objetiva por unidade – 5 questões cada [1 ponto por avaliação, compondo 30% da nota].
Unidade 4 – Avaliação final objetiva – 10 questões múltipla-escolha [6 pontos, compondo 60% da nota].
Fórum- Fórum avaliativo [1 ponto, correspondendo a 10% da nota].

Componentes síncronos
Unidades 1, 2 e 3 – Avaliação objetiva por unidade – 5 questões cada [1 ponto por avaliação, compondo 30% da nota].
Unidade 4 – Case avaliativo – Resolução de problemas [6 pontos, compondo 60% da nota].
Fórum- Fórum avaliativo [1 ponto, correspondendo a 10% da nota].

Pré-requisitos para cursos EaD
Para participar de cursos EaD com melhor experiência de aprendizagem, os pré-requisitos abrangem a qualidade dos equipamentos utilizados, as habilidades de navegação na internet e no Ambiente Virtual de Aprendizagem, a saber:

Equipamentos Necessários:

• Computador ou notebook com configuração adequada para acesso à internet, reprodução de vídeos e uso de ferramentas de produtividade.
• Conexão estável de internet, preferencialmente banda larga, para evitar interrupções durante as aulas.
• Microfone e câmera para interações ao vivo e atividades avaliativas.

Conhecimento básico para navegar na internet:

• Ferramentas de acesso ao ambiente digital.
• Ferramentas de edição de texto (Word, Google Docs).

Conhecimento básico do Ambiente Virtual de Aprendizagem:

• Instalar ou acessar a plataforma via navegador.
• Utilizar funcionalidades básicas da plataforma, como ingressar em reuniões, enviar mensagens no chat e compartilhar arquivos.
• Utilizar as ferramentas de Aulas ao Vivo.

As orientações gerais sobre o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estão indicadas no item 14 deste Regulamento. Após o primeiro acesso ao curso na plataforma, o aluno terá disponível um tutorial para os primeiros passos no AVA. Algumas funcionalidades e informações serão personalizadas de acordo com o curso de especialização.

8. DURAÇÃO

Cada curso de especialização é constituído de 360 (trezentas e sessenta) horas, conforme matriz curricular presente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), disponível no site e na biblioteca da Faculdade.

9. TRACAMENTO

O aluno poderá solicitar o trancamento do curso a qualquer momento por meio do Portal do Aluno. O trancamento terá validade mínima de um trimestre, podendo ser prorrogado por até dois trimestres (equivalente a um semestre), mediante justificativa por escrito, em formulário específico.

O aluno que protocolar o requerimento de trancamento até o dia 14 estará dispensado de pagar a mensalidade do mês em curso.

Os alunos que efetuarem o trancamento de matrícula, ao retornarem, deverão obedecer aos mesmos prazos de matrícula que os alunos regulares.

Todas as obrigações financeiras relativas ao trancamento deverão ser resolvidas pelo aluno diretamente pelo Portal do Aluno.

10. CANCELAMENTO

A qualquer momento o aluno poderá solicitar o cancelamento de sua matrícula por meio de requerimento no Portal do Aluno.

A matrícula do aluno ingressante poderá ser cancelada caso a documentação apresentada não atenda às exigências estabelecidas pelo item 6.

O aluno que protocolar o requerimento de cancelamento da matrícula até o dia 14 estará dispensado de pagar a mensalidade do mês em curso.

As obrigações financeiras relativas ao cancelamento deverão ser resolvidas pelo aluno diretamente pelo Portal do Aluno.

11. DESISTÊNCIA

O aluno que desistir do curso sem a devida formalização pelo Portal do Aluno ou junto à Secretaria Acadêmica da Faculdade continuará acumulando faltas e débitos.

A ausência ou abandono do aluno não dará direito à restituição de importâncias pagas nem o eximirá do pagamento das mensalidades vincendas.

12. APROVEITAMENTO DE COMPONENTES CURRICULARES

Não serão aceitos pedidos de validação de componentes cursados em outras instituições.

Caso o aluno ultrapasse o prazo de conclusão, desista do curso, ou seja reprovado, e tenha interesse em obter o título de especialista, deverá dar início novamente a todo o processo, com direito ao aproveitamento de 50% (cinquenta) dos componentes cursados, equivalente a 180 horas.

O aproveitamento de componentes se dá por meio de requerimento pelo Portal do Aluno, o qual será submetido pela Secretaria Acadêmica da Faculdade à deliberação da Coordenação.

Poderão ser validadas componentes cursados no período no máximo de 3 (três) anos antes da data da apresentação do requerimento.

13. ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DA FACULDADE

No caso dos cursos presenciais, o aluno deverá estar sempre munido de seu cartão de identificação estudantil para ter acesso às dependências da Faculdade. Para os cursos EaD serão considerados o uso de login e senha para entrada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, ou o uso de identificação estudantil na eventualidade de acesso às dependências da Faculdade.

O cartão de identificação é de uso exclusivo do aluno, não sendo permitido, em nenhuma hipótese, seu empréstimo a terceiros. A desobediência a esta norma implicará suspensão de 1 (um) dia de aula para o autor do empréstimo.

14. ACESSO AO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL

O Ambiente Virtual de Aprendizagem será disponibilizado pela plataforma Canvas, acessível pelo endereço: casper.instructure.com.

Após a matrícula, o aluno receberá um e-mail da secretaria com as instruções para a criação do seu login e senha de acesso ao Canvas. Uma vez criado o login, os dados poderão ser utilizados em todos os sistemas da Cásper, como e-mail, portal do aluno e plataforma Canvas. Os dados de acesso são pessoais, individuais e intransferíveis.

15. PROTEÇÃO E PRIVACIDADE DE DADOS PESSOAIS

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), a Faculdade Cásper Líbero esclarece a todos os alunos, regulares e iniciantes, que os dados e cópias de documentos solicitados por ocasião da matrícula e rematrícula visam:

a) Criar o cadastro e o prontuário do aluno em nosso sistema conforme diretrizes do Ministério da Educação – MEC;
b) Gerar o contrato de serviços prestados pela Faculdade;
c) Gerar boletos ou outros meios de cobrança das parcelas;
d) Fornecer as informações necessárias para que a Faculdade entre em contato com o aluno ou responsável financeiro;
e) Permitir a avaliação de solicitações de Bolsas de Estudos;
f) Gerar dados estatísticos para o Ministério da Educação – MEC.

Os dados sensíveis, relativos à raça e cor, são requeridos pelo MEC. Os demais dados são compartilhados entre a Secretaria Acadêmica e a Tesouraria da Faculdade. Alguns dados como nome, CPF e endereço são compartilhados entre a Faculdade e a instituição bancária responsável pela emissão dos boletos de pagamento.

Dados relativos ao nome, data de nascimento, endereço, nome do responsável, CPF e RG do aluno são enviados à empresa SPTrans para solicitação ou revalidação do bilhete único de estudante, quando solicitado pelo aluno.

Findo o relacionamento entre a Faculdade e o aluno, os dados permanecerão em guarda permanente, conforme Portaria AN/MJ nº 92, de 23 de setembro de 2011.

A Faculdade Cásper Líbero responsabiliza-se pela manutenção de medidas de segurança, técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

O titular dos dados poderá solicitar, a qualquer tempo, pelos meios disponibilizados em nossa Política de Privacidade (disponível em nosso site), a confirmação da existência do tratamento de seus dados, a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados, a anonimização de dados e a informação das entidades públicas e privadas com as quais a Faculdade Cásper Líbero realizou uso compartilhado de dados.

16. DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela Coordenação, com o parecer da Direção ou do Secretário Geral.

Este Regulamento entra em vigor a partir de sua aprovação pela Coordenadoria de Pós-Graduação e pela Direção e de sua publicação, sendo seu cumprimento obrigatório por parte dos alunos matriculados.

São Paulo, 30 de novembro de 2024.