Ementa

Os atuais e os possíveis paradigmas da comunicação com líderes e empregados nas organizações, com foco nas mudanças que estão acontecendo na sociedade, na empresa e com o indivíduo. A desejável humanização nas organizações. Comunicação distorcida e percepção desencontrada. O papel do feedback. Da escuta ativa à comunicação dialógica e compreensiva. A comunicação interpessoal, intergrupal e de liderança avançada. O papel dos veículos de comunicação. Arquitetura de informação. Estratégias de gestão de conteúdo. Onde o sentido do trabalho encontra o engajamento. Cultura e mediação de conflitos. Medição de resultados, incluindo indicadores e metas.

Descrição

A disciplina Estratégias de Comunicação para Líderes e Empregados pretende dialogar com os estudantes da pós-graduação sobre a relevância desse tema para diferentes tipos de empresas, à luz das mudanças recentes que vivenciamos na sociedade, na própria organização e com o indivíduo.

Os debates e reflexões oferecidos ao grupo contribuem para ampliar o nível de consciência do impacto da comunicação junto aos empregados, discute o sentido do trabalho na contemporaneidade e a participação da liderança na criação de um ambiente que seja, ao mesmo tempo, produtivo para a empresa e realizador para as pessoas.

Nessa conversa, há espaço para falarmos sobre engajamento, comunicação formal, comunicação informal, o papel da liderança na comunicação, o impacto da tecnologia no ambiente de trabalho, o fim das barreiras entre o que antes denominávamos comunicação interna e externa, o impacto da cultura organizacional, e, ainda, o diálogo e a perspectiva da compreensão, sempre necessários para a construção de um “projeto comum” que a empresa pretenda implementar.

A disciplina resgata, ainda, as pontes necessárias com outras áreas do conhecimento, como Administração, Sociologia e Psicologia para, assim, estabelecer uma perspectiva mais ampla da comunicação interna.

Esse percurso é feito por meio da análise de estudo de caso, vídeos, matérias de jornal, depoimentos de empregados e gestores, estudos internacionais e aulas dialogadas.

Docente: Viviane Mansi

Relações Públicas formada pela Cásper Líbero, pós-graduada em Liderança pela Fundação Dom Cabral e em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Depois de mais de 15 anos trabalhando em indústria farmacêutica, em 2014 Viviane integrou o time de América Latina da GE como gerente de comunicação e public affairs para o Brasil. Atualmente responde pela Comunicação Interna Global da Votorantim Cimentos. Viviane também é professora de Comunicação Pública e de Planejamento de Comunicação e Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, respectivamente na graduação e na pós-graduação, e de Gestão de Ativos Intangíveis na pós-graduação da Fundação Dom Cabral. Entre os reconhecimentos que já recebeu se destacam dois prêmios Opinião Pública (gerenciamento de crise e orientação de projeto experimental) e o Prêmio USP de Comunicação (com o case de gestão integrada de projetos ambientais). Em 2013 publicou o livro “Comunicação com Empregados – a Comunicação Interna sem fronteira”, em parceria com Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha. Publica regularmente no blog Comunicação com funcionário.

Ver Currículo | Ver Perfil