Ementa

As transformações ocorridas nos processos e produtos jornalísticos diante da disseminação das tecnologias digitais que caracteriza a cibercultura. O cenário da convergência, com enfoque nas práticas jornalísticas e nas teorias sobre os meios digitais de comunicação conectados em rede. As novas relações e possibilidades de produção, distribuição e recepção de conteúdo digital e seus impactos. As novas funções e habilidades profissionais do jornalista. Tendências nos modelos de negócios digitais na área. O papel do jornalista diante da profusão de novos personagens no cenário da comunicação, especialmente a partir da emergência das redes sociais enquanto ambientes privilegiados de comunicação. Planejamento, apuração, redação e montagem de reportagens multimídia.

Descrição

No jornalismo existe apenas uma certeza: é preciso interagir, convergir e mudar. Se o modo de se fazer jornalismo é o mesmo, apoiado em apuração e texto, a publicação destes conteúdos muda a cada instante. E não basta informar, é preciso gerar interesse em conteúdos jornalísticos, que disputam atenção com tantos outros no mundo online.

Neste cenário, você já parou para pensar o que é jornalismo digital? Qual é a diferença do jornalismo digital para o jornalismo online? Redes sociais são capazes de fazer jornalismo? Que tal vir buscar as respostas na pós-graduação da mais tradicional faculdade de jornalismo do país, a Cásper Líbero? Aqui nós ajudaremos você a aprimorar seu conhecimento e trabalharemos juntos nesse campo de estudo.

Na disciplina Jornalismo e Ambientes Digitais vamos discutir como deve ser estruturada a comunicação de conteúdos digitais, sempre em parceria com a mídia tradicional, buscando as melhores técnicas desta comunicação a partir de teorias críticas da área.

Falaremos dos conceitos de cultura digital, convergência, jornalismo online, redes sociais, métricas digitais, jornalismo de dados e outros, que são temas fundamentais para o aprimoramento do profissional do ramo jornalístico.

Docente: Michelle Prazeres

Doutora em Educação (USP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) , é jornalista formada pelo Centro Universitário da Cidade, com especialização em Jornalismo Online na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Cásper Líbero, leciona Novas Tecnologias da Comunicação no curso de Jornalismo. É especialista em projetos educativos com uso de tecnologias digitais e em projetos de comunicação e tecnologias para a ação social e os direitos humanos. Nestes campos, é autora e coautora de publicações como: Um mundo de mídia: diálogos sobre comunicação e participação (Editora Global, 2009), A sociedade ocupa a TV: o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia (Intervozes, 2007); Contribuições para a construção de indicadores do Direito à Comunicação (Intervozes, 2010) e Inovação tecnoeducativa: Um olhar para projetos brasileiros (Fundação Telefônica e OEI, 2011).

Ver Currículo | Ver Perfil