INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Ementa

Abordar o jornalismo especializado com foco em moda e em gastronomia, áreas de intensa expansão nos últimos anos. Apresentar ao aluno o cenário de aumento de interesse em pautas focadas em moda e gastronomia. Estudar a história das mentalidades e sua importante contribuição para o desenvolvimento dos jornalismo de moda e de gastronomia. Analisar a história da moda e da gastronomia. Estudar o aprofundamento e a especialização necessária para trabalhar nesses dois campos da cultura. Debater a implicação da esfera cultural no jornalismo especializado. Analisar as novas relações e possibilidades de produção, distribuição e recepção de conteúdo digital em moda e gastronomia e seus impactos. Revelar as novas funções e habilidades profissionais do jornalista especializado em moda e gastronomia, além de tendências nos modelos de negócios digitais na área. Discutir o papel do jornalismo na prática cotidiana do trabalho em redes sociais. Analisar como trabalhar com as principais redes (Facebook, Twitter e Instagram) de modo jornalístico. Discutir o impacto dessas redes no trabalho especializado na área de moda e de gastronomia. O que é vestuário e o que é moda. Diferenças entre alimentação, culinária e gastronomia.

Docente: Helena Jacob

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre ambientes midiáticos da gastronomia. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição – também com pesquisa sobre mídia, cultura e gastronomia brasileira. Coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e professora de Jornalismo de Revista para os quartos anos. Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuou em diversas empresas de mídia impressa na área de design editorial, Do Lance! ao jornal Destak, passando pelas revistas Você SA e Nova Escola, da Editora Abril; Monet, da Editora Globo; e ainda jornal Valor Econômico. Atuou como repórter especial na revista Forbes, jornal Gazeta Mercantil e veículos customizados. Desenvolve atualmente trabalhos autônomos de geração de conteúdo e de criação de projetos gráficos.
Participa dos grupos de pesquisas ESPAAC (Espaço-Cultura-Visualidade), da PUC-SP, e do GECCO (Comunicação, Cultura e Entretenimento), da ESPM. Em ambos desenvolve pesquisas sobre as linguagens do sistema cultural da comunicação.

Ver Currículo | Ver Perfil