Ementa

A evolução dos códigos das culturas oral, escrita, impressa, de massa, das mídias e digital. Os tipos de linguagens. O campo de atuação e as diferentes abordagens da Semiótica. A aplicação das categorias fenomenológicas de C. S. Peirce. O estudo semiótico e a tríade “signo, objeto e interpretante”. Tipos de interpretante e processo interpretativo. As diversas classificações do signo. As associações mentais por meio dos signos. Semiótica e comunicação. Aplicação da semiótica peirciana nos processos de comunicação publicitária e jornalística, impressa e eletrônica.

Descrição

O primeiro bloco da disciplina, que conserva o nome geral de Semiótica e Eficácia da Comunicação, se propõe a entender a ressignificação das linguagens e todas suas abordagens na compreensão dos processos da comunicação humana. Essas abordagens enveredam pelo caminho da construção de significados e o processo interpretativo no campo de uma ciência bastante adequada a esse estudo, a Semiótica.

As diversas classificações do signo serão abordadas para entender as associações mentais que estes estão aptos a produzir numa mente interpretadora. Da mesma forma, tentaremos verificar a convergência e a importância da semiótica na ciência da comunicação. Fazer perceber como as linguagens, todas as linguagens, são o eixo sustentador de todo processo comunicativo. Propiciar uma familiaridade com a semiótica no universo de toda uma malha sígnica e seus desdobramentos, ampliando assim, o entendimento e a compreensão desta ciência no estudo desses processos.

O segundo bloco, que recebe o nome de Semiótica Aplicada à Comunicação, apresentará uma breve retomada na linha teórica da semiótica de Charles Sanders Peirce (já trabalhada no bloco 1) e será aplicada em práticas da comunicação para que se possa perceber os processos semióticos que se articulam na compreensão e na inovação dos processos criativos e interpretativos. A semiose na comunicação, leitura de imagens estáticas e dinâmicas (publicitárias, jornalísticas, pinturas, imagens digitais), vivência em processos comunicativos e exercícios de aplicação da semiótica peirceana nos processos de comunicação serão a linha condutora deste segundo bloco.

Docente: Antonio Roberto Chiachiri Filho

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2008). Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC/SP. É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Lidera o Grupo de Pesquisa Linguagens e Tecnologias Comunicacionais: Integração e Exclusão – InEx, do CNPq (2012), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Tecnologias Digitais: Tempo e Linguagem, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, comunicação, publicidade, Peirce, sugestão na publicidade, imagens gastronômicas. É também professor da graduação (Ética e Legislação Publicitária) e da pós-graduação lato sensu (Semiótica e Eficácia da Comunicação) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Estratégias de sugestão na publicidade: uma análise semiótica (São Paulo: Academia Editorial, 2007), O poder sugestivo da publicidade: uma análise semiótica (São Paulo: Cengage Learning, 2010) e Comunicação, cultura de rede e jornalismo (São Paulo: Almedina, 2012), organizada com Dulcilia Buitoni.

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