Ícone do título

Quem Somos





  • Português

  • English

  • Italiano

  • Español

  • 中國

  • Français




institucional


Faculdade Cásper Líbero


A Faculdade Cásper Líbero é hoje importante parceira das empresas de comunicação brasileiras – oferecendo a elas boa parte dos profissionais de talento que passaram por suas salas de aula.


Somados os cursos de graduação e pós-graduação, a instituição tem hoje cerca de 3500 alunos matriculados, que contam com a atuação de 124 professores e 84 funcionários.


Mantida pela Fundação Cásper Líbero, a escola está instalada no local que se transformou em um dos símbolos da cidade de São Paulo – a Avenida Paulista, 900. A Faculdade Cásper Líbero faz parte de um complexo de comunicação composto pela TV Gazeta, pelas rádios Gazeta Online e Gazeta FM e pelo site Gazeta Esportiva.


Primeira escola superior de ensino de Jornalismo do Brasil, a Faculdade Cásper Líbero foi criada em 1947, como parte das disposições testamentárias do advogado, jornalista e empresário Cásper Líbero. Posteriormente, a instituição ampliou sua atuação no ensino da Comunicação Social, passando a oferecer as habilitações em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet.


A Faculdade Cásper Líbero desenvolve ainda programas de pós-graduação em nível de mestrado e de especialização, mantendo um centro interdisciplinar de pesquisa (CIP), além de promover a realização de cursos livres e de extensão universitária.


Jornalismo

O curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero tem entre seus docentes profissionais de sólida formação acadêmica e vasta experiência no mercado. O número de órgãos laboratoriais, supervisionados por professores, para a prática discente reúne o Laboratório de Web Jornalismo – publicado no Portal da Faculdade –, a Rádio Universitária (com programação criada e produzida, integralmente, pelos alunos), o house-organ A Imprensa, as revistas Esquinas e Cásper (trimestrais) e o programa mensal de TV Edição Extra, único no gênero a ser transmitido regularmente em TV aberta no País.


Publicidade e Propaganda

Desde 1971 o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero forma profissionais para o mercado publicitário. Os projetos interdisciplinares são reconhecidamente os principais destaques do curso, utilizando recursos acadêmicos, humanísticos e mercadológicos que aproximam os alunos da prática do mercado. Os alunos têm acesso aos laboratórios de fotografia, design, redação, mídia, pesquisa de mercado, criação, estúdios de TV e fotografia. Muitos prêmios nesses últimos anos demonstram a importância do programa definido pelo curso.


Relações Públicas

Há 43 anos formando os melhores profissionais, o curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero investe seus recursos no desenvolvimento dos aspectos acadêmicos, humanísticos e mercadológicos. O programa busca assegurar a formação de um profissional capaz de atuar nas áreas de comunicação nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Desde o primeiro ano, o aluno tem acesso às principais práticas laboratoriais por meio do estabelecimento de políticas, de estratégias, de instrumentos de comunicação e de relacionamento; atividades de pesquisa e de análise; assessoria e consultoria; planejamento e divulgação, contribuindo também para formação de futuros empreendedores em diversos segmentos.


Rádio, TV e Internet

O curso de Rádio, TV e Internet da Cásper Líbero forma um profissional criativo e crítico, com domínio das etapas de realização de produtos sonoros e audiovisuais para mídias digitais. O programa conta com estúdios e equipamentos atualizados, num diálogo com o mercado pela vivência profissional nos órgãos laboratoriais, como a Produtora Experimental, a Rádio Gazeta Online, o programa de TV Edição Extra, além da colaboração com a TV Gazeta. Conciliando excelência técnica com relevância conceitual, ética e mercadológica, o profissional formado na Cásper Líbero está apto para atuar em emissoras de rádio e TV, produtoras de cinema, radiowebs, portais e produtoras de conteúdo para Internet. A sólida base humanística e a presença de atuantes profissionais no corpo docente fazem do curso da Cásper uma referência na área, com egressos capazes de conceber conteúdos e formatos inovadores, gerenciar projetos, vislumbrar novos negócios e abrir sua própria empresa de comunicação.


Lato Sensu

O Programa da Pós-graduação Lato Sensu da Faculdade Cásper Líbero proporciona a especialização e o aperfeiçoamento na área da Comunicação Social, ou ainda a pré-qualificação para o exercício do magistério superior, por meio das seguintes linhas de pesquisa: “Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade”, “Produção, Criação e Gestão Audiovisual Transmídia”, “Marketing e Comunicação Publicitária” e “Comunicação Organizacional e Relações Públicas”.


Mestrado

O Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero está concentrado na identificação e compreensão dos novos significados da Comunicação na Contemporaneidade, investigando a dinâmica dos avanços tecnológicos, dos mercados profissionais e dos processos e produtos da mídia, por meio das seguintes linhas de pesquisa: “Tecnologia, Organizações e Poder” e “Jornalismo, Imagem e Entretenimento”. Em sua atual configuração, o programa já formou em torno de 200 mestres.


Centro Interdisciplinar de Pesquisa

Criado no ano 2000, o Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) estimula e fomenta a produção de pesquisa acadêmica na Faculdade Cásper Líbero. Nestes 15 anos, o CIP já apoiou, por seu programa de concessão de bolsas, mais de 200 projetos docentes e de Iniciação Científica, distribuídos entres os cursos da graduação, com supervisão dos professores credenciados do mestrado.

Atento à importância de aproximar a produção científica da graduação com a do stricto sensu, o CIP adota as linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Comunicação na Contemporaneidade: Tecnologia, Organizações e Poder e Jornalismo, Imagem e Entretenimento.

O CIP dispõe de uma importante ferramenta de divulgação de suas pesquisas e a de estudiosos nacionais e estrangeiro, a revista Communicare, semestral.


Biblioteca


A Biblioteca José Geraldo Vieira, da Faculdade Cásper Líbero, iniciou suas atividades em 1948, um ano após a inauguração da escola de Jornalismo. Em junho de 2008, ocorreu a modernização do sistema de gerenciamento do acervo, possibilitando o acesso a serviços online.

Instalada em uma de área de 625 m², a Biblioteca conta com um acervo de 49.000 livros, 580 periódicos, 4.270 filmes, e bases de dados, mantendo um Centro de Documentação e Pesquisa, onde se concentram o setor de hemeroteca, o acervo de audiovisual, uma coleção de jornais históricos e outros materiais raros.


 


Mais detalhes no site oficial da Fundação Cásper Líbero.